quarta-feira, 10 de setembro de 2014

JORNADAS DE SENSIBILIZAÇÃO DA PSP AOS ESTUDANTES

(imagem retirada da página do Facebook, da PSP de Coimbra)


Segundo a imprensa local de hoje, a PSP, representada por seis agentes, estará até amanhã junto ao Departamento de Física da Universidade de Coimbra para tocar os novos caloiros para questões emergentes, sobretudo que têm a ver com segurança.
Concordo com estas acções de sensibilização, Porém, a meu ver, não se deviam ficar apenas pela "auto-protecção e segurança". Como as palavras indicam, pelo menos a primeira (auto-protecção) são intrínsecas ao indivíduo, logo indutivas, reflexivas, à salvação de cada um. Não quero dizer com isto que os jovens estudantes não devam ser sensibilizados e orientados para a defesa dos bens e preservação da sua integridade física, mas é pouco! É certo que até falam do álcool, mas continua a ficar aquém! É preciso, acima de tudo, sensibilizar para o extrínseco, para o que os rodeia e que têm de respeitar. Ou seja, para a preservação do património. E, nos últimos anos, o desrespeito por bens patrimoniais na cidade, históricos ou não, continua e a serem muito maltratados. Não quero dizer com isto que esteja a generalizar. Afirmo somente que estas jornadas deveriam incluir a formação para a cidadania que, como se sabe, é muito mais.
E ainda escrevo mais: a própria Universidade, através da Reitoria, deveria envolver-se conjuntamente nestes trabalhos de sensibilização geral. Lembro que esta iniciativa partiu da PSP e foi bem acolhida pela Associação Académica de Coimbra

Sem comentários: