quarta-feira, 24 de setembro de 2014

EDITORIAL: E SE A BAIXA FICASSE ALAGADA?

(Foto do Diário de Coimbra)


Autarquia não estava à espera de tanta chuva em tão pouco tempo e queixa-se de não ter sido devidamente avisada sobre este cenário. Várias zonas da capital ficaram alagadas e os bombeiros responderam a mais de uma centena de ocorrências. Comerciantes dizem que a situação se agravou porque as sarjetas estavam todas entupidas e que já deviam ter sido limpas.”–in Expresso.

E se de repente este cenário acontecesse em Coimbra? Seria de admirar? Não! De modo nenhum. O Rio Mondego, com a bacia freática em frente à Baixa assoreada já há vários anos, tem vindo a anunciar que pode inundar tudo num panorama já conhecido pelos mais velhos. Embora já tenha havido ameaças com ruas submersas, a enxurrada que deu mais preocupações aos comerciantes foi em 21 de Setembro de 2008. “Era um Domingo pacato, aparentemente igual a qualquer outro”, escrevi na altura.
O que impressiona mais é que se olha para o que aconteceu agora em Lisboa como se não tivesse qualquer relação com a cidade dos estudantes. O que se espera para começar a planear para no próximo verão retirar os inertes do “bazófias”? Estão à espera de quê para mandar limpar os “boeiros” e outros colectores?

Sem comentários: