quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A JESUS O QUE É DE JESUS


(Foto de Paulo Larguesa)





No cemitério de São Martinho do Bispo, na passada segunda-feira, foi a enterrar António Luís da Costa Jesus, de 68 anos de idade. Era um instrumentista de guitarra e intérprete de fado de excelência. Várias vezes o ouvi e vi no Café Santa Cruz. Enquanto vivo e nosso companheiro nesta vida, creio, nunca falei com ele. O António nasceu na Baixa logo, mesmo se não tivesse uma grande história de actor em prol do desenvolvimento da canção coimbrã, só por isso teria lugar de relevo nesta página. À sua família enlutada, em nome do Centro Histórico de Coimbra e se posso escrever assim, o nosso sentido pesar. Como o conheci mal, vou dar a palavra a quem conviveu com ele de perto. Vou retransmitir o depoimento de Paulo Gonçalves, sócio-trabalhador do Café Santa Cruz:
“Vou para sempre guardar na memória a sua entrada, ao transpor a porta, aqui no café, enquanto cliente, amigo e impagável dinamizador do fado, ou canção de Coimbra, no nosso vetusto estabelecimento. Quando chegava, eu interrogava: amigo Jesus, como está? Acompanhado de um sorriso contido, numa resposta repetida desde há muitos anos atrás, enfatizava: “vai se indo! Vai-se indo!”.
Tocou no Café Santa Cruz até há cerca de um mês, e já bastante doente. Certamente um pouco fragilizado pela falta de saúde, depois da actuação comentava comigo: “Paulo, hoje custou-me um pouco. Até me doem os dedos!”
Para além de ter sido um bom executante de guitarra e viola, era muito nosso amigo. Ajudou imenso a desenvolver o nosso fado, aqui no café. Durante cerca de seis anos, quando vinha, com o seu grupo, actuar, eu sei, eu via e pressentia, o senhor Jesus tocava com alma! Era um apaixonado pelo Café Santa Cruz! Ele gostava tanto da canção de Coimbra e da sua história que, mesmo não falando línguas estrangeiras, mandou imprimir um panfleto em francês e inglês e, lendo, explicava com uma ternura e pronúncia que ninguém diria que ele não dominava o verbalizado. Foi uma pessoa que passou nesta casa e deixa uma marca indelével que não desaparecerá tão cedo. O Café Santa Cruz está de luto! Onde quer que esteja, um enorme bem-haja!”

Sem comentários: