sábado, 7 de junho de 2014

SEMENTES PARA A PARTILHA



Hoje, durante todo o dia e junto à Igreja de Santa Cruz, na Praça 8 de Maio quem passou foi confrontado com umas mesas alinhadas em forma de banca e várias mulheres e algumas crianças a oferecerem, com o custo de um euro, uns pequenos queques de chocolate e com um creme em cima, em forma de coroa.
Mas o que é isto? Interroguei. Em conjunto responderam a Adélia Silva e a Carla Marques: “há uns anos tivemos a ideia de fazer uns pequenos bolos e com a sua venda poder proporcionar à Cáritas Diocesana de Coimbra a possibilidade de poder ajudar mais crianças carenciadas na compra de livros e materiais escolares. A invenção correu tão bem que fomos ampliando para outras formas de financiar ainda mais alunos. Foi assim que convidámos vários “padrinhos” para apadrinharem este projecto tão altruísta. Até agora já temos 75 benfeitores. Foi graças a estes beneméritos que já apoiámos 68 crianças do Bairro da Rosa, Ingote e outras carenciadas de artigos essenciais à sua formação intelectual. Com a crise que vivemos, os nossos apoiantes começaram a experimentar dificuldades e as dádivas decresceram. Foi assim que evoluímos para outras formas de financiamento. Mas, espere, vem ali a Dr.ª Graça Ferreira e que é a responsável pelo projecto “Sementes do Saber”, já agora, fale com ela.”
Vou então falar com a Graça, que por sinal é uma graça de mulher. Já ouvi uma parte desta bonita história das bocas da Adélia e da Carla. Conte-me mais, senhora directora. Como é que surgiram aqui tantos adoráveis e apetitosos queques de chocolate?
Responde a Graça Ferreira: “a ideia base é chamarmos a comunidade social a participar na ajuda a quem menos tem. A responsabilizá-la, educa-la para a partilha. Repare, falamos de um bolo que custa um euro! Aceitamos também um pequeno contributo ou doação de livros. Mas, sem fugir à sua questão, perguntava-me como conseguimos tantos bolos. Foi assim: contactámos o senhor Lúcio, do café A Brasileira, para ver se nos poderia auxiliar. Foi incrível! Disponibilizou-nos gratuitamente um milhar de pastéis para vendermos aqui e com a possibilidade de virem mais. É fantástico, não é?
Aproveitava este contacto para, em nome da Cáritas Diocesana de Coimbra, agradecer a disponibilidade manifestada pela Câmara Municipal de Coimbra e a APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, e, mais uma vez, ao senhor Lúcio d’A Brasileira. A todos o nosso muito obrigado!”

Sem comentários: