terça-feira, 24 de junho de 2014

CAMINHOS CRUZADOS




O relógio marcava 11 horas neste último domingo. Ladeada por uma vintena de atentos jovens sentados no asfalto da pedra fria da Rua Eduardo Coelho a voz potente de Isabel Craveiro, da direção do Teatrão, ecoava no silêncio entre-cortado por um ou outro passante. Tratava-se de uma formação artística em teatro para jovens adolescentes. Inserido no “Linhas Cruzadas”, um projecto pedagógico “CBR Linhas Art Lab”, em que estão envolvidas várias entidades como o Teatrão, o Jazz ao Centro Clube, o Centro de Artes Plásticas de Coimbra e a Casa da Esquina e se procura fomentar a arte de encenação entre artistas consagrados e emergentes.
Segundo Isabel Craveiro, “no caso deste ensaio é uma preparação para um espectáculo de rua que apresentaremos no próximo dia 29 do corrente nesta artéria outrora tão representativa de uma corporação, os sapateiros, e tão relevante no comércio tradicional. É uma acção dirigida a pensar o espaço urbano, na importância dos comerciantes no desenvolvimento da cidade, e no que há de diferente e hoje não tem projecto.”
A seguir os jovens, com uma caixa vazia na mão, interagiam com os transeuntes tentando vender uns sapatos. “Temos sapatos pró menino e p´rá menina! Este é o número 38! Quer comprar?”

Sem comentários: