terça-feira, 3 de junho de 2014

33 ANOS DEPOIS...



Não se sabe se Cristo, quando morto pelos Romanos e pregado na cruz, teria ou não a ver com isto. Mas que é estranho é. Lá isso é! A notícia vem plasmada no Diário de Notícias: “A Direção-Geral do Património Cultural iniciou hoje um processo para desclassificar a capela-mor inacabada da Igreja de São Domingos, em Coimbra, monumento nacional cujo espaço está ocupado por lojas de um centro comercial.” -Há cerca de 33 anos, acrescento.
Não se contesta a verdade dos factos. Confessamos os nossos pecados arrolados na acusação. O que invocamos em nossa defesa, perante a imputação e subsequente desclassificação da Direcção-Geral do Património Cultural, é que estamos perante uma decisão que, pelos anos passados, já deveria ter prescrito e, como prémio de longevidade, manter-se assim “ad eternum”. Com sinceridade, esta iniciativa não lembra ao diabo e muito menos ao Judas, o tal que encravou o Mestre da igreja Católica, Apostólica Romana.
No mínimo, este processo de desclassificação é irónico. Tendo em conta a recente classificação da Rua da Sofia como Património Mundial da Unesco, vir arrolar este caso agora, parece intentona de alguém que não vai à bola com a cidade dos estudantes.
Por outro lado, poderemos perguntar: então e são precisos 30 anos para chegar a esta conclusão? Bom, nada se estranha nesta Nação coxinha e com gente que, sem ofensa, parece atrasada... no tempo.

Sem comentários: