quarta-feira, 7 de maio de 2014

UM MAU DE APELIDO... QUE ERA BOM HOMEM



Soube hoje, pelos vários anúncios da necrologia espalhados pela Baixa, que o Daniel Madeira Costa, mais conhecido pelo Daniel “Mau”, morreu. Foi ontem o seu funeral, da Igreja de São José para o cemitério da Conchada.
Conheci o Daniel nos princípios da década de 1980 quando tive um negócio na zona do Largo Sé Velha. Não sei de onde viria o apelido “Mau”. Sei que era irmão do … “Mau”, que também nessa época conheci muito bem e ambos eram meus clientes. Curiosamente, quer do , quer do Daniel, ambos “maus” por apelido, nunca tive nada que dizer –já o mesmo não se aplica a um seu familiar que, na altura, me fez a vida negra lá no meu estabelecimento. E foi mesmo muito mau para mim! Não faço a mínima ideia se esta pessoa ainda estará viva e, com franqueza, apenas o refiro para talvez justificar o sobrenome de “mau”. No entanto, declaro também que, estando ou não entre nós, está perdoado. O que lá vai, lá vai! É para esquecer! E se não está, a sua lembrança já não me causa dor. O tempo encarregou-se de apagar.
Voltando ao Daniel, sempre tivemos um relacionamento de respeito mútuo. Nos últimos anos era comum encontrarmo-nos e falarmos um pouco junto ao Museu Municipal do Chiado. Sentado no banco em frente, era aqui que o Daniel passava as tardes. Foi ali que o fotografei há dois ou três anos, já não recordo. E assim, na partida derradeira do anónimo cidadão e munícipe Daniel Costa, deixo aqui os mais sentidos pêsames à família enlutada.

1 comentário:

ana disse...

O daniel era meu avô...por acaso fiquei muito curiosa dessa pessoa da minha familia que foi mt mau para si,mas acho que lhe ficou muito mal referir isso,num texto que parecia ser de homenagem ao meu avô,mas desde ja obrigada pelas palavras que disse do meu avô.