quinta-feira, 8 de maio de 2014

UM HOMEM ABRE UMA PORTA (8)

(Imagem da Web)




Um homem abre uma porta. A seguir outra e outra ainda. Passamos a nossa existência a abrir portas. Umas abrem para dentro -de nós, como lufada da brisa fresca e primaveril que nos enche a alma de felicidade. Outras para fora –como expurgo dos demónios que nos atentam e constituem os escolhos na senda derradeira.
Abra para qualquer dos lados, para a esquerda ou para a direita, a porta é sempre o símbolo da entrada num outro mundo. Melhor ou pior. É o fim de um caminho, o encerrar de um capítulo, e o começar de outro pela primeira vez. É o transpor da esperança para uma nova vida. É o atravessar uma fronteira em que de um lado será a noite, em toda a sua negritude de negação e má sorte, e do outro o refulgir da luz, a bem-aventurança, o divino, o metafísico, em toda a sua intensidade cósmica.
Já bati a tantas portas, algumas delas não se me abriram quando eu mais precisava. Nunca esqueci o meu malhar de punho fechado e o momento que originava tal súplica para que ela se abrisse ao meu querer. Mas a porta, como pedra dura e inamovível, continuou fechada, alheia e insensível ao sofrimento e à ansiedade que me consumia a alma em aflição. Lá dentro, do outro lado e no reverso, estava gente; gente que ria, indiferente ao que me levou ali. Tantas vezes me apeteceu descarregar naquela entrada inerte toda a minha frustração. Não haverá humilhação maior que sentirmos estar a ser propositadamente ignorados por quem está do outro lado e nos ouve. Sentimo-nos impotentes, insignificantes, perante a grandeza absolutista e avassaladora de quem nos ostraciza. Há portas e portas, diria eu se fosse poeta! Há portas de luxo, blindadas aos mais pobres e mesmo que roguem uma mera informação, mas que não impedem o seu arrombamento. Há portas simples que, mesmo fechadas, parecem sempre abertas, escaqueiradas num olhar, e não provocam a tentação da arrombadela. Há portas que, pelo desencanto, parecem portões delimitativos, estremas que obstaculizam o acesso à realização. Poderíamos viver sem estas barreiras? Sim, poderíamos! Mas o mundo não seria melhor por isso. A porta, enquanto acesso de transposição de dificuldade, é a personificação do esforço. Ao mesmo tempo, é a passagem da transgressão para o inferno e a serventia até ao paraíso. E para este último só passará quem merecer.

(Texto original de participação na 8.ª jornada do Campeonato Nacional de Escrita Criativa e sobre o mote “Um homem abre uma porta”)



TEXTOS RELACIONADOS

"A carta" (1)

Sem comentários: