terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CONVITE




Caríssimos amigos, é com enorme prazer que vos convido para mais uma sessão do "Património com Vida", organizado pela V. Ordem Terceira de S. Francisco. É já nesta sexta-feira, dia 21, como poderão ver no programa que segue abaixo.
Conto com a vossa presença!
Obrigada,
Margarida


“Património com Vida” será um ciclo de 12 conferências realizadas entre Janeiro e Dezembro de 2014, integradas nas comemorações do 355º aniversário da fundação da Ordem Terceira de S. Francisco. A ideia deste ciclo surge na sequência da distinção pela UNESCO da “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” como Património da Humanidade 2013, que contempla igualmente o colégio do Carmo, propriedade da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Coimbra desde 1837.
Património com Vida pretende dar a conhecer um pouco mais da história da V. Ordem Terceira de S. Francisco e da própria cidade de Coimbra, cruzando saberes de áreas diversas e distintas, abrindo as portas do Património da instituição aos interessados. Partindo de documentos, histórias e memórias existentes no arquivo da Ordem Terceira, seleciona-se um tema que será explorado por um orador especialista convidado, enquadrando a temática na história da cidade, da região, e/ou do país.
Na segunda sessão deste ciclo, a V. Ordem Terceira associa-se às comemorações do Quincentenário do Foral de Botão. De facto, no século XVII a Ordem Terceira de Botão esteve anexa à V. Ordem Terceira de S. Francisco, de que há memória nos arquivos da instituição. A sessão terá lugar na sala dos actos solenes da Ordem no dia 21 de Fevereiro, a partir das 16h00.

PROGRAMA 2.ª SESSÃO

16h – Acolhimento – Professor Doutor Adelino Marques, Ministro da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco
16h30 – “Notícias da Ordem Terceira de Botão no arquivo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco” – Dr.ª Ana Margarida Dias da Silva, Arquivo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco
17h00 – “Freguesia de Botão – A História com Futuro: a Monografia da Freguesia e as Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino”, Dr. João Pinho, Investigador de História Local e Regional / Empreendedor Cultural

APOIOS

União de Freguesias de Souselas e Botão
Illumini, Ld.ª

ENTRADA LIVRE (Certificado de presença, se solicitado)

Sem comentários: