sábado, 14 de setembro de 2013

SÃO BARTOLOMEU EMBELEZADO



 Quem olhou para o chão nos últimos dias, por estas praças e largos, teria reparado que os buracos das árvores, outrora cheios de lixo e dejectos de animais, estão agora preenchidos com uma matéria própria para este efeito, à face do chão, e decorados a salpico bege e preto. No centro do quadrado está uma rodela, em volta da árvore, constituída por borracha sintética. Ou seja, à medida que a árvore engrossa a matéria sintética vai alargando e, por isso mesmo, não impedindo o normal desenvolvimento arbóreo.
Trata-se de uma iniciativa do executivo da Junta de Freguesia de São Bartolomeu inserido no protocolo de delegação de competências estabelecido entre a autarquia e aquela representação de fregueses. Ouvido o presidente, Carlos Clemente, foi dito que “depois de tratarmos de tapar os principais buracos que havia por aqui, na área da freguesia, lançámo-nos a esta empreitada. Ainda não estão todas arranjadas mas quase”. O número total de copas a embelezar são 23. O custo unitário de cada árvore ronda sensivelmente os 250 euros.
Ouvindo um comerciante da Praça do Comércio –que pediu o anonimato-, acerca do que lhe parecia este arranjo, comentou: “um bom serviço. Gosto! Isto –apontando a saliência quadrada- estava sempre cheio de papéis e porcaria dos animais. Agora é uma beleza. É preciso é não esquecer de que é necessário regar as árvores, sobretudo as mais novinhas. Tenho feito isso, mas não me compete fazê-lo”, enfatizou

Sem comentários: