quarta-feira, 17 de julho de 2013

"BAIXA NOT SHOPPING"



 Daqui a pouco, quando o comboio das 18h00 estiver a partir da Estação Nova, será inaugurada, no estacionamento do Hotel Oslo, Parkhotel, na Avenida Fernão de Magalhães, uma exposição permanente de fotografias do conceituado fotógrafo Paulo Abrantes.
Trata-se de um portefólio de imagens representativas de ícones do comércio tradicional, alguns a desaparecerem diariamente, outros que já se foram e apenas o seu esboço ficou na memória coletiva. Uma mostra que recomendo vivamente a todos os que amam a Baixa.
É graças a pessoas como o Paulo que a memória não se apagará para os vindouros. Se não houvesse voluntários a cuidar das campas deste cemitério comercial um dia a história da cidade não seria tratada da mesma forma. E aqui, com uma grande lata e falta de vergonha, tenho de me auto-citar. Há 6 anos que, diariamente, escrevo sobre o que se passa na Baixa, comercialmente e não só. Falo um pouco de tudo, mas sem cair na tentação de cortar na casaca apenas pelo gosto de usar a tesoura. Nada disso. Quem faz o favor de me acompanhar deve saber que faço um grande esforço para, na minha natural subjectividade, relatar com objectividade. Procuro ser credível e sério. Praticamente, desde 2007, está neste blogue a informação sobre todas as casas que abriram, reabriram e encerraram. Neste blogue, apelidado de questões nacionais mas intrinsecamente local, estão todos os cromos e pessoas que, de uma maneira geral, se salientaram, ou por bem ou por mal. Não minto se escrever que é deste blogue que sai muito trabalho, sobre a Baixa, para teses de trabalhos universitários. Claro que não sou só eu que desenvolvo este “metier”. Há muitos mais. Estou a lembrar-me do Jorge Neves que, no seu blogue In dependente de Coimbra a Penacova", faz um constante apelo à cidadania activa.
Acabei por me desviar da exposição do Paulo Abrantes, mas o que queria dizer é que o mínimo que cada um de nós pode fazer é participar no que se escreve ou se expõe publicamente. Vamos lá então todos, mas todos, ver as magníficas fotografias ao Parkhotel do Oslo.

Sem comentários: