sexta-feira, 26 de abril de 2013

UMA IMAGEM DE POUCA VERGONHA... QUE ENVERGONHA




 Esta fotografia foi captada hoje à hora do almoço, na Praça do Comércio. Pelo título, até pode parecer que, intrinsecamente, estou a culpar os vendedores. Não, nada disso! Se bem que, por vezes, estas pessoas deveriam cuidar mais do espaço envolvente onde desenvolvem o seu negócio, mas, acima de tudo, a minha intenção é chamar a atenção para o facto de a autarquia através de ofício, em Dezembro último, ter assumido perante a junta de freguesia de São Bartolomeu de que, nesse mês de Natal, iria substituir estas tendas terceiro-mundistas por uns modernos quiosques. Quatro meses passaram e tudo continua na mesma, assim como a venda (des)ambulante no "Bota-abaixo" –segundo se consta por aqui, pelos becos esconsos de mentideiros, ao que parece as cabines que mandaram fazer são demasiadas exíguas e não servem para nada.
Voltando à imagem da Praça do Comércio, não se trata apenas de retratar uma paisagem histórica que está a ser violentada pela incúria de quem deveria cuidar e não o faz. Para mim, que, como tolinho, me canso de escrever sobre este assunto, é o facto de este desleixo levar à desmotivação completa. Uma pessoa olha para isto, todos os dias, e pensa, porra, para que ando eu –e outros como eu-, a bater em ferro frio, se quem pode é pago para fazer e não quer saber?

Sem comentários: