sábado, 20 de abril de 2013

"OLHEM, TENHAM DÓ..."

Foto


 De vez em quando sou surpreendido por manifestações de soberba. Num tempo em que a partilha deveria granjear resultados, nem que fosse em afectos, às vezes pergunto-me se certas pessoas sabem que vão morrer e que esta passagem, a que chamamos vida, é uma simples caminhada de parecidos, não iguais como se diz.
Vem esta introdução ao caso porque ontem a denominada “Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra” esteve a tocar na Rua Ferreira Borges entre as 1h30 e as 15h00. Como se sabe, faço parte deste agrupamento. Sou o mentor, o criador, digamos assim. Sou aquele que dando as músicas e poemas, com a prestimosa colaboração destes extraordinários músicos, na sua companhia, vou mostrando o que na parte musical sempre fiz. Como eles fazem o favor de me acompanhar, os lucros financeiros que se obterem são para eles. Na parte que me refere, já me sinto pago com a possibilidade de estar a tocar com estas excelentes pessoas. Faço isto com muita satisfação. Acontece que ontem, como sempre, tivemos o cuidado de não prejudicar ninguém. Isto é, tentando, por exemplo, não tapar nenhuma montra de estabelecimento ou obstaculizar a entrada de um prédio. Pois mesmo assim, ontem, porque estávamos junto a um estabelecimento encerrado à hora do almoço, a dona passou e lançou-nos um olhar que até parecia chispar fogo. Volto a lembrar que estava encerrada a loja. Mesmo assim, perante aquele sinal de reprovação, passámos mais para o lado e em frente a um negócio fechado e que faliu. Como se fosse pouco, veio de lá, do prédio, uma moradora a implicar, de que ali morava gente idosa e que os residentes não podiam passar. Tínhamos deixado cerca de um metro e meio para a passagem. Perante a exultação desta mulher, só podia mesmo gozar. Então disse-lhe que tivesse dó de nós todos. Estávamos ali a tocar porque éramos todos desgraçadinhos. Quereria a senhora uma canção dedicada? Virei-me para a Celeste Correia e disse: “Celeste, canta aqui para a senhora o nosso fado “Olhem, tenham dó…”. E a mulher, certamente a pensar que não iria gostar do presente, abalou a falar sozinha. É um caso de dó, não é?
Felizmente, para contrabalançar, tive lá dois momentos muito bonitos. Duas belas mulheres vieram dar-me um beijinho, a Isabel Fernandes e a Catarina Martins, e até quase esqueci a soberba dos casos que conto. Há sempre alguém que resiste e fura a mediocridade geral.

2 comentários:

Tétisq disse...

infelizmente mora gente idosa (corpo e mente) e mora pouca...assim é difícil dinamizar e revitalizar a baixa e a alta...

Ana Saraiva disse...

Dó Maior!
Melhor sorte por Coimbra!

Uma (ex)conimbricense.