domingo, 3 de março de 2013

FALECEU O PINTOR VICTOR RAMOS

(IMAGEM DA WEB)


 Faleceu ontem, no Hospital de Leiria o pintor Victor Alexandre Ramos, de de 76 anos de idade, e mais conhecido, apenas, por Victor Ramos.  Nasceu em 1936. Encontrava-se bastante doente já há uns dias, embora segundo a minha fonte, nada indicasse um desfecho tão rápido.
Ainda segundo o meu depoente, o Victor foi o precursor das artes em Coimbra. Fazia parte do leque dos maiores aguarelistas e telistas da nossa urbe. As suas obras, pela sua total entrega no que fazia, sempre foram muito bem cotadas. Esteve na génese da criação do MAC, Movimento Artístico de Coimbra, e sempre lutou pelo respeito e dignidade dos artistas. “Era um anjo de coração”, remata a minha informadora. “Tinha amigos em todos os quadrantes da arte. Deixa muitas saudades na cidade”, enfatiza.
O Victor Ramos era natural de Coimbra, Santo António dos Olivais, e era casado com uma herdeira da recauchutagem Seiça, na Marinha Grande.
Acrescentando um pouco mais da sua biografia, expôs pela primeira vez, em 1977, no Rio de Janeiro, Brasil. A partir daí esteve presente em imensas exposições individuais e colectivas, como, por exemplo, em Arganil, Braga Castro Daire, Coimbra, Covilhã, Estoril, Figueira da Foz, Marinha Grande, etc, etc. Para além disso está representado em  diversas colecções particulares e também públicas, nomeadamente em museus e câmaras municipais, como Câmara Municipal da Covilhã, Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Casa Museu Maria da Fontinha, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil, Museu de Arte Moderna, Madrid, Espanha, Museu Nacional Machado de Castro, Rede Globo de Televisão, Rio de Janeiro, Brasil.
À sua família enlutada, nesta hora de grande sofrimento, em nome de todos os artistas de Coimbra –se posso escrever assim- as mais profundas condolências. A cidade fica mais pobre ao perder não só um dos seus artistas mas, sobretudo, uma pessoa solidária e preocupada com os seus vizinhos. Embora não o conhecesse pessoalmente, pelo menos assim julgo, que descanse em paz. Até sempre Victor Ramos.

(LEIA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PERFIL DESTE GRANDE ARTISTA)




 




Sem comentários: