sábado, 30 de março de 2013

"EM CASO DE ALARME, LIGAR..."


 Ontem à noite, cerca das 21h00, quando Sérgio Ferreira, comerciante na Baixa, passava em frente à Sapataria Cidade de Coimbra, na Rua Eduardo Coelho, apercebeu-se de imenso fumo dentro do estabelecimento e já a sair pelas frestas. Para além disso, viu também que detrás da registadora saiam uns clarões em lampejo. Depois de ter tentado por todos os meios saber o contacto do proprietário, incluindo fazer várias chamadas para comerciantes vizinhos, e, perante a iminência de uma catástrofe anunciada perante os seus olhos, ligou para os bombeiros, que, para evitar males maiores, partiram a porta principal, de vidro.
Segundo Sérgio Ferreira, “não tenho bem a certeza, mas pareceu-me que era um aquecedor que foi deixado ligado, certamente por esquecimento”. Ao que parece não foi a primeira vez que aconteceu. Uma vizinha desta sapataria aberta há poucos meses nesta antiga rua de sapateiros, que pediu o anonimato, confidenciou que “na terça ou quarta-feira, últimas, por volta das 19h00, e já depois do espaço de venda de sapatos ter encerrado, reparei que saía muito fumo da loja. Entretanto apareceu o dono e alertei-o para esse facto anómalo. Ele entrou na sapataria, desligou as luzes e, deixando tudo cheio de fumo, foi-se embora. À saída enfatizou: “eu voltei porque me esqueci do telemóvel! Não disse mais nada. Nem muito obrigado, nem coisa que o valha!”
Aproveitando este acontecimento, gostaria de chamar a atenção aos comerciantes que um número de telefone na montra pode evitar futuros danos maiores. Já por várias vezes, tal como neste caso de fumo, por um vidro quebrado, por um alarme a retinir, ou por água a sair, tem acontecido ser necessário contactar os proprietários e tal revela-se quase impossível. Não custa nada. É apenas uma questão de prevenção. É comum pensar-se que deixar o número de telemóvel pode originar ligações indesejadas. Pela minha experiência, se posso escrever assim, a utilidade é maior do que a quebra de confidencialidade.


Sem comentários: