sexta-feira, 1 de março de 2013

CONVITE



"Viva,


Cidadãos por Coimbra é um Movimento de Cidadãos, Independente, candidato às eleições autárquicas de 2013.

Agradecemos que divulgue a Carta, que lhe enviamos como anexo, para que o maior número ainda a possa subscrever, até às 24h00, de domingo, 03 de Março.

Convidamo-la/o a participar na Apresentação Pública do Movimento no dia 04 de Março, segunda-feira, pelas 19h00, no Café Santa Cruz, com animação pela Orquestra de Músicos de Rua a partir das 18h30. Agradecemos que chegue até às 18h45.

Um/a porta-voz dos Cidadãos por Coimbra fará uma breve declaração inicial. Responderemos de seguida às questões que os jornalistas nos entendam colocar.

Divulgaremos, nesse dia, a listagem dos apoiantes do movimento. Até ao momento contamos já com mais de 300 apoios recolhidos. Muitos dos quais estarão presentes. Podemos ser muitas e muitos mais.


No dia seguinte, 5 de Março, pelas 21h30, teremos a nossa primeira reunião colectiva desta nova fase, pelas 21h30, na Galeria Bar de Santa Clara, para:

     1. eleger a nova Coordenadora

     2. Operacionalizar a divisão por grupos de trabalho.

Anote na agenda, por favor.

COIMBRA É A NOSSA CAUSA!

Ainda agora começamos e já somos 300. Mas muitos mais poderão e deverão participar!

28 de Fevereiro de 2013,

A Comissão Coordenadora de Cidadãos por Coimbra,
Ana Pires, geógrafa
José Dias, técnico de turismo
Miguel Cardina, historiador
Olinda Lousã, bancária, sindicalista


Carta às Cidadãs e aos Cidadãos de Coimbra

Coimbra é a nossa causa!

É urgente elevar Coimbra a um nível de ambição que, nas últimas décadas, não foi atingido. É esse o nosso compromisso. Queremos concretizá-lo pondo em marcha sete ideias fundamentais:

1. Uma Coimbra das cidadãs e cidadãos - é nossa ambição tornar Coimbra um concelho que aprofunde a democracia representativa através do exercício alargado da democracia participativa, que promova uma cultura de apresentação pública, de responsabilização e de prestação de contas das decisões camarárias estruturantes da vida da cidade e do concelho. Temos também a ambição de garantir intransigentemente a todas as cidadãs e cidadãos do concelho aquilo que lhes pertence e que não pode ser privatizado, como esse bem essencial que é a água;

2. Uma Coimbra heterogénea e plural - Coimbra é um território de enorme variedade geográfica, demográfica e identitária. Ambicionamos uma governação municipal atenta à riqueza contida na variedade socioeconómica e cultural das suas freguesias urbanas, periurbanas e rurais. Sem perda das suas identidades próprias, o projeto de Coimbra do futuro tem de ser feito com esse mosaico de existências, não com o seu esquecimento ou marginalização. A dotação de infraestruturas básicas não pode deixar de chegar a todas as famílias de todos os recantos do concelho. Coimbra não pode permitir que a heterogeneidade da sua geografia possa traduzir-se em formas desiguais de acesso a serviços e equipamentos básicos da moderna condição cidadã dos seus munícipes;

3. Uma Coimbra culta e inteligente -Com ambição, assumimos a cultura– incluindo a tradição, o conhecimento e a criação artística – como factor de desenvolvimento e de criação de riqueza no concelho. Temos vindo a assistir a uma progressiva perda de importância de Coimbra nesses planos. Queremos colocar o sector criativo no centro da estratégia de afirmação nacional e internacional de Coimbra. Por isso, apostamos na cultura e nas artes performativas, visuais e do digital, nas indústrias do conhecimento, na música, na arquitectura, na escrita, no design, na rádio e na informática. Queremos dotar os equipamentos de cultura dos recursos financeiros, humanos e técnicos indispensáveis a um funcionamento próprio de uma Coimbra ambiciosa;

4. Uma Coimbra justa e amiga -A nossa grande ambição é combater com todo o vigor a degradação das condições de vida de grande parte das cidadãs e cidadãos de Coimbra. Queremos estancar o desemprego e o seu aumento explosivo em todo o concelho. Mas também a pobreza e a exclusão social. Queremos uma Câmara Municipal com ousadia na promoção da inclusão social e na garantia do cumprimento dos direitos humanos. Para nós, ambição é fazer de Coimbra um concelho acolhedor e amigo das crianças e dos mais velhos, mas que mostre também orgulho nos jovens que aqui residem, trabalham ou estudam, assim como naqueles que foram forçados a abandonar Coimbra e a viver longe;

5. Uma Coimbra séria, um município transparente -O excesso de construção, a flagrante falta de planeamento urbano e um licenciamento casuístico só servem os interesses especulativos do sector imobiliário. Ambição é parar a captura de Coimbra por parte do negócio da construção. É assumir a responsabilidade de recuperar o património edificado e proporcionar habitação de acordo com os rendimentos dos cidadãos e das famílias. Ter ambição é apostar na dimensão ética da gestão camarária. É erradicar a corrupção encapotada na política de solos, licenciamentos e revisão de planos urbanísticos;

6. Uma Coimbra equilibrada e sustentável -Ambição é saber valorizar o património ambiental desperdiçado. É cuidar da política energética e ambiental. É proteger espaços e equipamentos, desde a rede hidrográfica do concelho ao tratamento de resíduos. Ambição é ainda dotar Coimbra de uma rede densa e de melhores transportes para facilitar o acesso ao trabalho, à escola, ao centro de saúde. É também tornar mais fáceis as ligações entre a cidade e o seu território de influência. Coimbra perdeu a ligação ferroviária da Lousã e o metro de superfície. Ficou com duas crateras a céu aberto que vieram juntar-se a Coimbra “A” e “B” e que gritam por uma solução urgente. Ambição é não continuar a refugiar-se nas responsabilidades de outros.

7. Uma Coimbra com memória e ousadia -Coimbra tem de combater a desmemória que banaliza a sua história e torna trivial a rebeldia política e cultural de há décadas. Mas sem nostalgia nem passadismos. A memória e a tradição têm de ser modernizadas para fazerem parte do projeto de futuro que ambicionamos para Coimbra-cidade e Coimbra-concelho. Ambição é, também, resgatar a Baixa da cidade e tirá-la do seu estado de marasmo e agonia. É devolver-lhe dinamismo no comércio, nos serviços, na componente residencial e na convivialidade cívica. Ambição é pôr a cidade de corpo inteiro na agenda do turismo e ter ousadia no entendimento do que pode ser uma cidade Património da Humanidade.
Coimbra enquanto cidade e concelho merecem mais e melhor. Merecem não continuar a ser tratados como meros objectos de disputa partidária. Merecem outra governação. Mais democrática e mais ambiciosa. É este o nosso compromisso.
Coimbra é a nossa causa!

28 de Fevereiro de 2013
Cidadãos Por Coimbra"

Sem comentários: