sábado, 2 de fevereiro de 2013

CONTRIBUTO (1)

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)

CONTRIBUTO (1)


 Por José Xavier Nunes

 A Internet é a esquina onde se encontram todos os idiotas para dizerem o que noutros tempos exigia muito esforço para ser dito e uma sorte titânica se alguma vez fosse ouvido.
Mas é uma delícia saber que este mundo afinal também é povoado por idiotas que gostam de botar faladura sem terem de carregar com o peso de um canudo às costas. Deve ser muito chato ter de andar uns anitos a queimar pestanas para no fim conseguir articular umas ideias e com mais um pouco de sorte conseguir passá-las ao papel. Sem pôr em causa o valor de um canudo e com o devido respeito por quem arvora um título, a Internet democratizou a idiotice e banalizou a exclusividade do saber de certas coisas tornadas ocultas para fazer rodar as máquinas corporativas. Elas existem e estarão mais reforçadas, mas o saber dessas certas coisas já não é apanágio de iniciados. E comodamente no sossego do nosso lar pesquisamos, investigamos, avacalhamos e botamos faladura sobre tudo o que mexe. Isto é muito bom... e incomoda! Não a mim, certamente. Tanto por não ser possuidor de mistérios, como detentor de verdades ou senhor de razões... As tais coisas que em tempos nos quiseram fazer acreditarem como sagradas e iluminadas por entidades celestiais. À luz de um monitor ligado à Internet aparecem-nos os diplomatas, por exemplo, como meros seres humanos debochados e desbocados; os políticos como meros seres humanos mentirosos, contraditórios, coscuvilheiros; os banqueiros como meros seres humanos ávidos, egoístas, maldizentes... e por aí fora!! A Internet tornou-nos assim, a todos, meros seres humanos... cada um no seu galho, é certo, mas todos um pouco ainda macacos !!
Eu pessoalmente estou muito grato a estas novas tecnologias, como sói dizer-se, porque me evitam demasiadas vénias a seres superiorizados e  me poupam as cruzes a um sem fim de exercícios desnecessários de subserviência, idolatria, risinhos amarelos e esgares e trejeitos de queixo boquiaberto. Porque não basta ser bem-falante e estar bem vestido para que eu fique convencido da presença de um ser iluminado, quando depois ao investigar através das tais novas tecnologias concluir que tal não passa de um mero candeeiro de salão... Certamente, e como não poderia deixar de ser óbvio, igualmente se encontra o contrário. Felizmente em maior quantidade!!! Os tais idiotas que gostam de botar faladura... e acabam por acertar, apesar de todos os esforços dos instalados para que lhes passem ao lado os tiros certeiros. Ou se habituam a ouvir o que não gostam e não querem, ou estão condenados à extinção... porque a Internet é a esquina onde se juntam todos os idiotas para botar faladura. Aleluia !!!

Sem comentários: