terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

APELO PESSOAL PELO MOVIMENTO DE CIDADÃOS POR COIMBRA



CIDADÃOS POR COIMBRA APELO PESSOAL PARA RECOLHA DOS APOIOS QUE NOS FALTAM PARA O OBJECTIVO DOS 200 + CARTA ANEXA


Cara Cidadã Caro Cidadão apoiantes do “Movimento Cidadãos por Coimbra”.

Como foi informado anteriormente, amanhã, quarta-feira, pelas 20h00, termina o prazo para recolha de apoios a enviar aos Órgãos de Comunicação Social para divulgação e como mobilização para a sessão pública de 4 de Março -de amanhã a uma semana, pelas 19h00, no Café Santa Cruz. Estamos perto do número que procuramos atingir. Se cada um de nós fizer, desde já, junto dos seus (familiares, amigos, colegas, conhecidos) um ligeiro esforço nesta recta final, conseguiremos esse número e mesmo ultrapassá-lo. .

É o que lhe solicito agora - cidadaos.coimbra@gmail.com

Coimbra é a Nossa Causa!

Cidadão José Dias

(um dos 4 cidadãos que integram a coordenadora de Cidadãos por Coimbra )


Carta às Cidadãs e aos Cidadãos de Coimbra

Coimbra é a nossa causa!

É urgente elevar Coimbra a um nível de ambição que, nas últimas décadas, não foi atingido. É esse o nosso compromisso. Queremos concretizá-lo pondo em marcha sete ideias fundamentais.

1. Uma Coimbra das cidadãs e cidadãos - É nossa ambição tornar Coimbra um concelho que aprofunde a democracia representativa através do exercício alargado da democracia participativa, que promova uma cultura de apresentação pública, de responsabilização e de prestação de contas das decisões camarárias estruturantes da vida da cidade e do concelho. Temos também a ambição de garantir intransigentemente a todas as cidadãs e cidadãos do concelho aquilo que lhes pertence e que não pode ser privatizado, como esse bem essencial que é a água.

2. Uma Coimbra heterogénea e plural - Coimbra é um território de enorme variedade geográfica, demográfica e identitária. Ambicionamos uma governação municipal atenta à riqueza contida na variedade socioeconómica e cultural das suas freguesias urbanas, periurbanas e rurais. Sem perda das suas identidades próprias, o projeto de Coimbra do futuro tem de ser feito com esse mosaico de existências, não com o seu esquecimento ou marginalização. A dotação de infra-estruturas básicas não pode deixar de chegar a todas as famílias de todos os recantos do concelho. Coimbra não pode permitir que a heterogeneidade da sua geografia possa traduzir-se em formas desiguais de acesso a serviços e equipamentos básicos da moderna condição cidadã dos seus munícipes.

3. Uma Coimbra culta e inteligente - Com ambição, assumimos a cultura – incluindo a tradição, o conhecimento e a criação artística – como factor de desenvolvimento e de criação de riqueza no concelho. Temos vindo a assistir a uma progressiva perda de importância de Coimbra nesses planos. Queremos colocar o sector criativo no centro da estratégia de afirmação nacional e internacional de Coimbra. Por isso, apostamos na cultura e nas artes performativas, visuais e do digital, nas indústrias do conhecimento, na música, na arquitectura, na escrita, no design, na rádio e na informática. Queremos dotar os equipamentos de cultura dos recursos financeiros, humanos e técnicos indispensáveis a um funcionamento próprio de uma Coimbra ambiciosa.

4. Uma Coimbra justa e amiga - A nossa grande ambição é combater com todo o vigor a degradação das condições de vida de grande parte das cidadãs e cidadãos de Coimbra. Queremos estancar o desemprego e o seu aumento explosivo em todo o concelho. Mas também a pobreza e a exclusão social. Queremos uma Câmara Municipal com ousadia na promoção da inclusão social e na garantia do cumprimento dos direitos humanos. Para nós, ambição é fazer de Coimbra um concelho acolhedor e amigo das crianças e dos mais velhos, mas que mostre também orgulho nos jovens que aqui residem, trabalham ou estudam, assim como naqueles que foram forçados a abandonar Coimbra e a viver longe.

5. Uma Coimbra séria, um município transparente - O excesso de construção, a flagrante falta de planeamento urbano e um licenciamento casuístico só servem os interesses especulativos do sector imobiliário. Ambição é parar a captura de Coimbra por parte do negócio da construção. É assumir a responsabilidade de recuperar o património edificado e proporcionar habitação de acordo com os rendimentos dos cidadãos e das famílias. Ter ambição é apostar na dimensão ética da gestão camarária. É erradicar a corrupção encapotada na política de solos, licenciamentos e revisão de planos urbanísticos.

6. Uma Coimbra equilibrada e sustentável - Ambição é saber valorizar o património ambiental desperdiçado. É cuidar da política energética e ambiental. É proteger espaços e equipamentos, desde a rede hidrográfica do concelho ao tratamento de resíduos. Ambição é ainda dotar Coimbra de uma rede densa e de melhores transportes para facilitar o acesso ao trabalho, à escola, ao centro de saúde. É também tornar mais fáceis as ligações entre a cidade e o seu território de influência. Coimbra perdeu a ligação ferroviária da Lousã e o metro de superfície. Ficou com duas crateras a céu aberto que vieram juntar-se a Coimbra “A” e “B” e que gritam por uma solução urgente. Ambição é não continuar a refugiar-se nas responsabilidades de outros.

7. Uma Coimbra com memória e ousadia - Coimbra tem de combater a desmemória que banaliza a sua história e torna trivial a rebeldia política e cultural de há décadas. Mas sem nostalgia nem passadismos. A memória e a tradição têm de ser modernizadas para fazerem parte do projeto de futuro que ambicionamos para Coimbra-cidade e Coimbra-concelho. Ambição é, também, resgatar a Baixa da cidade e tirá-la do seu estado de marasmo e agonia. É devolver-lhe dinamismo no comércio, nos serviços, na componente residencial e na convivialidade cívica. Ambição é pôr a cidade de corpo inteiro na agenda do turismo e ter ousadia no entendimento do que pode ser uma cidade Património da Humanidade.
Coimbra, a cidade e o concelho, merecem mais e melhor. Merecem não continuar a ser tratados como mero objecto de disputa partidária. Merecem outra governação. Mais democrática e mais ambiciosa. É este o nosso compromisso.
Coimbra é a nossa causa!

(RECEBIDO POR E-MAIL COM PEDIDO DE DIVULGAÇÃO)

Sem comentários: