quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

UMA PORTA QUE SE FECHA E UMA ESPERANÇA QUE NÃO MORRE



 Olhando os olhos daquele pequeno corpo de pouco mais de metro e meio, apesar de agora estarem profundamente tristes, dá para ver que por uma estrela se apagar não significa que outras não comecem a brilhar. Susana Lopes tem 36 anos de idade. Há muitas décadas que os seus pais detêm um negócio de artesanato em Arrotéia, na Redinha, Pombal. Desde criança lhe incutiram que é preciso procurar novos mares quando a pesca rareia. Foi assim que em Agosto de 2008, juntamente com seu marido, abriu a loja de artesanato “típico ’Art”, na Praça do Comércio. Com uma renda mensal de 900 euros nessa altura até conseguia levar o barco a bom porto. Os problemas começaram quando o mar se encapelou e um “tsunami”, de crise arrasadora, varreu toda a costa europeia e, mais concretamente, o nosso país. A sua jangada de pedra, a sua loja, começou a meter água, como quem diz, começou a não aguentar tanto peso de despesas. Com o negócio a cair a pique falou com a proprietária e esta baixou-lhe a renda para 750 euros. Cortando aqui, encurtando acolá, foi aguentando até que deu. Tentou tudo para não se deixar vencer pelas circunstâncias de contra-ciclo. Fez feiras de artesanato, fez parte de outras mostras, esteve no Dolce Vita durante quinze dias. Lá, neste centro comercial, contrariamente a esta zona velha, notou que o público tem poder de compra, mas, como a sua intenção era chamar clientes para o seu estabelecimento na Baixa, acabou por ver gorado o seu plano e encerrou no fim do ano.
Antes de claudicar, tentou sensibilizar a senhoria para, mais uma vez, lhe baixar a renda. Esta não anuiu. Argumentou que tinha outras muito antigas em que lhe pagavam uma ninharia. “Que culpa tenho eu disso?” -questiona a Susana. “Não quer baixar, paciência! Vou-me embora. E quanto antes! Vou fazer uma exposição na Redinha, junto à estrada Nacional 1, e vou à luta. Saio bem desta experiência. Os clientes da Baixa são de excelente qualidade. Fiz muitas amizades. Deixo cá muitos amigos. Muito obrigado a quantos nestes anos foram meus fregueses. Do fundo do coração, bem-haja a todos.
Por parte dos colegas comerciantes, lamento dizê-lo, não levo saudades, são egoístas de mais para a minha forma de ser e no que fui educada. Não têm noção de que precisam do vizinho; são demasiado individualistas. Há muita inveja entre eles. Hoje, que estou de partida, interrogo-me: se a vida é um fôlego entre o pôr-do-sol e o amanhecer, por que são assim?"

Sem comentários: