sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

NOITE NEGRA POR OBRA E GRAÇA DE SÃO PEDRO

(Imagem de Leonardo Braga Pinheiro)


 A “noite branca” anunciada pela APBC, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, para hoje foi cancelada. Ao que parece, por detrás desta eliminação estará o mau humor de São Pedro. Embora sem confirmação absoluta, diz-se por aqui, por entre becos e ruelas, que o Senhor de todas as águas celestiais não gostou que a APBC, há cerca de três semanas, tivesse recuado na intenção de realizar um evento acordado com o Mercado Municipal D. Pedro V, e agora, em face da alegoria projectada para hoje, de abrir os estabelecimentos até às 23h00, não foi de meias-medidas: toca de mandar chover a cântaros e de modo a que tivesse que ser tudo anulado. Estará certo isto? Cá por mim, que pouco entendo de religião, acho que está mal. Por vários motivos. O primeiro será o facto de os comerciantes estarem a precisar de ajuda e o segundo é a razão de estarmos no Natal. Que exemplo dá este santo aos humanos? Diga-me, leitor, se pode responder? Depois querem que as pessoas usem de perdão entre elas? Está mal! É mais que lógico. Aliás, não sei o que teria feito o Armindo Gaspar, o presidente da APBC, mas, quanto a mim, acho que isto não deveria ficar assim. Com muita celeridade deveria seguir uma cartinha -sim por carta porque sempre é mais oficial- para Deus, que, naturalmente, superintende os mandos, neste caso desmandos, do seu fiel servidor. Até digo mais, era bom que o Senhor do Universo e Nosso Pai, com o máximo de urgência, se demarcasse desta questão, caso contrário ainda vamos todos pensar que se trata de um Deus vingador. E mais: é assim que se conquistam fiéis para a igreja? Depois vem o reitor do Seminário de Fátima alegar que a frequência religiosa está diminuir. Pudera?!
É óbvio que quem se está a rir a bandeiras desfraldadas, até imagino, é o Paulo Diniz, o presidente da Associação dos mercados de Coimbra. Ou, sei lá, se calhar, às tantas, isto até teria sido aliança entre ele e o São Pedro. Eu não sei nada. Até porque conheço o presidente da nossa “praça” da carne, do peixe e da hortaliça e não estou a vê-lo a querer vingar-se, mas eu sei lá? Uma pessoa, nos dias que correm, já não conhece ninguém. O pessoal quer é safar-se e levar a coisa avante. Mas, mesmo assim, pesando os prós e contras, não, não estou a ver o Diniz a fazer contratos por debaixo da mesa com o dono de todas as chaves de todos os climas. Mas que o Paulo deve estar a coçar a barriga de contentamento, lá isso deve. Até pareço estar a ouvi-lo: “com que então, há três semanas, não quiseram fazer a “noite branca connosco por falta de recursos, hem? Ora toma lá que já almoçaste –mas vem comprar os géneros ao mercado, não te esqueças!”

Sem comentários: