quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A ORQUESTRA CLÁSSICA DO CENTRO CONVIDA

Foto


CONVITE


13 de Dezembro de 2012

21h30 , Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra

Gala aniversário OCC


A Orquestra Clássica do Centro (OCC) é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objectivo promover, através da orquestra ou outra espécie de conjunto, formação, a divulgação da música e da cultura em geral, organizando colóquios, apoiando a publicação de textos, para além de promover também o desenvolvimento profissional dos músicos.

Constituída em moldes profissionais, surge em 2001, então com a designação de "Orquestra de Câmara de Coimbra", e composta na altura por 25 elementos. Em 2002 a Orquestra, por decisão da sua Assembleia-Geral e com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, passou a ser composta por 32 elementos, sendo esta a sua actual constituição. Em 2004, altera a sua designação para "Orquestra Clássica do Centro". (ORQUESTRA PROFISSIONAL - Constituição: Violinos I, Violinos II, Violas, Violoncelos, Contrabaixos, Flautas, Oboés, Clarinetes, Fagotes, Trompas, Trompete, Percussão)

Enquanto associação, a OCC tem ainda a responsabilidade de gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra (local - sede da OCC).

Em 2012 a OCC assumiu um novo desafio com a criação da Orquestra de Músicos de Rua de Coimbra.
Além da Orquestra esta associação promove/realiza concertos com várias formações de câmara (nomeadamente duos, trios, quartetos).

A Orquestra Clássica do Centro assinala em Dezembro de 2012 onze anos de actividade ininterrupta (Dezembro de 2001 - Dezembro de 2012).

Determinação, entusiasmo e confiança no projecto que defendemos são palavras que definem este nosso percurso que temos como fundamental para a Cidade, para a Região, para as Pessoas.

Conforta-nos a certeza de que fizemos o melhor que PODÍAMOS.

Fomentar a cultura musical, dimensionar a vertente pedagógica e conferir apetência para ouvir e apreciar música erudita, continuarão a ser os objectivos deste projecto.
Pretendemos dar-lhe continuidade, insistindo na vertente pedagógica e na possibilidade de atracção de novos públicos. Critérios de qualidade, de consistência, de gestão das actividades e capacidade de obtenção de outras fontes de financiamento, continuarão a ser nossa preocupação. Procuraremos garantir uma maior igualdade de acesso às criações e produções artísticas por forma a atenuar as assimetrias regionais e atenuar os desequilíbrios sociais e culturais, promovendo uma partilha solidária de responsabilidade entre os agentes culturais - o Estado, as Autarquias locais, instituições de ensino e outras Instituições -, criando condições que permitam o acesso das pessoas a novas oportunidades de fruição cultural e ao pluralismo da criação artística.

Batalhámos e batalharemos neste e por este propósito, pois, citando (não me canso de os trazer à colação como algumas das referências maiores da nossa matriz cultural) Cícero e Horácio: cultura é a "acção que o homem realiza quer sobre o seu meio quer sobre si mesmo, visando uma transformação para melhor" .

Sublinhando nós modestamente, por nisso acreditarmos sinceramente, que sendo mais culto menos subserviente e dependente é o Homem, mais íntegro e exigente é um Povo, mais feliz e pacifica será a Humanidade.

Por isso defendermos, estivemos e estaremos aqui para fazer sempre mais e melhor para e por aqueles a que o nosso trabalho é destinado!

No dia 13 de Dezembro de 2012 faremos a nossa GALA para assinalar os 11 anos de actividades, que repetimos, temos levado a cabo de forma ininterrupta.
Para assinalar o dia, este ano, vamos distinguir / agradecer a  algumas Instituições / Pessoas.

Vamos também homenagear os Músicos que nos acompanham desde a sua fundação da OCC. Sem eles não seria possível o tanto, sem modéstia o afirmo, que já fizemos.

Honre-nos com a sua  presença, neste momento de festa, neste dia em que celebramos os 11 anos desta Orquestra, desta Associação!

Orquestra Clássica do Centro 
Pel'A Direcção
Emília Cabral Martins 


Apoio Institucional:  Câmara Municipal de Coimbra

Mecenas: Caixa Geral de Depósitos

Apoios:

ISCAC

Águas de Coimbra

Diário de Coimbra

Diário As Beiras
 Orquestra Clássica do Centro I Pavilhão Centro de Portugal I Av. da Lousã, 3030-767 Coimbra I www.orquestraclassicadocentro.org <http://www.orquestraclassicadocentro.org/>  Iwww.pavilhaocentroportugal.net <http://www.pavilhaocentroportugal.net/>  I Telm.             916994160      

Sem comentários: