domingo, 16 de dezembro de 2012

A NÃO-NOTÍCIA



 Cerca das 15h00, na Rua Visconde da Luz, em frente ao prédio camarário onde se encontra a Associação Hepatites Portugal, uma viatura dos Bombeiros Sapadores de Coimbra acompanhada pelo coordenador da Protecção Civil, Serra Constantino, marcavam presença. Além de mais bombeiros, estavam presentes uma repórter do Diário as Beiras e o fotógrafo Luís Carregã. A ter em conta o aparato, estava de ver que era coisa séria. Seria mesmo? Sei lá, será que haveria ali feridos? Quem sabe, alguma parede do prédio teria ruido e talvez os confinantes estivessem em perigo?
Como coscuvilheiro de serviço ao bairro, fui saber. Pelos vistos, algum locatário do prédio camarário, que foi recuperado há pouco mais de um ano e que está cedido, a título gratuito, a pessoas carenciadas e à Associação Hepatites Portugal, em face de uma pequena infiltração, tratou logo de comunicar a todo o mundo que não gostava de levar com uns pingos de água. Vai daí, não esteve com meias medidas e ligou para tudo o que era poder: Protecção Civil, Bombeiros, Diário as Beiras, e, se calhar, até teria telefonado ao Presidente da República. Presumo que Cavaco teria respondido que não poderia estar presente porque estava em período de reflexão, por causa do envio o Orçamento de Estado para o Tribunal Constitucional. Estaria ele completamente absorto no “não envio? E se eu enviasse? E se eu jogasse uma moeda ao ar? Para que me meti eu nesta alhada? Estava eu tão bem a cuidar dos meus netinhos, lá em Boliqueime! Por que raio me enfiei eu nisto? Como é que eu, com a minha decisão, consigo agradar a todos?”
Não se sabe bem, mas, se este locatário contactou Belém, com este pequeno abanar do presidente, poderia ter mudado a história do orçamento. Não se admirem se Cavaco, agora desperto do torpor de que estava possuído, o enviar mesmo para fiscalização preventiva. Se tal acontecer, a UGT e a Intersindical devem recomendar à Câmara Municipal de Coimbra a medalha de ouro para este cidadão exemplar no próximo Dia da Cidade.
Quanto ao exagero, este cidadão está perdoado. É que, nos últimos anos, o Departamento de habitação da Câmara Municipal de Coimbra perante uma pequena infiltração em prédios velhos na Baixa até a ameaças de posse administrativa tem recorrido para os proprietários. Não sei se estarei a ser claro… “dente por dente…”


Sem comentários: