quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UM NOVO SALÃO BRAZIL




 Onde quer que esteja o velho Juvenal, figura mítica e marcante do velho Salão Brazil, vai dar saltos de contente. E o caso não será para menos: na próxima sexta-feira, o velho salão, agora com um “lifting” na imagem que lhe deu alma durante décadas, vai ser inaugurado com nova gerência a cargo do “Jazz ao Centro Club”. Vai haver festa de arromba.
Naturalmente que a Baixa vai ficar muito enriquecida com esta nova (re)abertura deste ícone que sempre esteve para esta zona de antanho como o sangue está para o corpo.
Portanto, não deixe de comparecer no novo Salão Brazil renovado.

Fica aqui o programa anunciado no Facebook:

“A abertura do Salão Brazil concretiza aquele que foi um dos objectivos desde a constituição do JACC: a criação de um espaço de apresentação regular de concertos na cidade de Coimbra. Inicia-se assim um novo capítulo na vida do JACC, do Salão Brazil e, certamente, da cidade de Coimbra.

19 de Outubro | Inauguração do Salão Brazil | Concerto Luís Vicente Trio - 22h30 | 5€

Luís Vicente [trompete] | Francesco Valente [contrabaixo] | Oori Shalev [percussões]

Esta é a convincente estreia em disco do trio do trompetista Luís Vicente, músico cuja presença se tem vindo a tornar cada vez notada na cena jazzística nacional. Desdobrando-se entre o trompete e o fliscorne, com um som limpo e espaçoso, Vicente evidencia influências que vão das músicas de vários cantos do mundo até territórios mais próximos dos trilhados por experimentadores como Peter Evans e Nate Wooley. Da ótima música que se escuta em “Outeiro” transparece a empatia existente entre os três músicos, com a secção rítmica (Francesco Valente e Oori Shalev) a fornecer a base ideal – ora vibrante, ora hipnótica – para as deambulações do líder. Como pontos altos, atente-se no dinamismo de “Algurezem”, “Dança Bêbeda” ou “Café Re Minor”, na atmosfera encantatória de “Tube Drop” ou na belíssima “Emersão”. Num país pouco fértil em trompetistas, esta é uma estreia que se saúda e que augura voos ainda mais altos.
António Branco [crítico de jazz]

20 de Outubro | Concerto Filho Da Mãe - 22h30 | DJs Bodyspace - 00h | 5€

Rui Carvalho [guitarra]

O convidado principal é Filho da Mãe, um músico que por estas alturas devia dispensar qualquer tipo de apresentações. Mas mesmo assim: Rui Carvalho lançou o surpreendente Palácio para mostrar ao mundo a relação que desenvolveu com a guitarra acústica ao longo dos anos, depois de longa militância em bandas como os If Lucy Fell, I Had Plans e Asneira. E é precisamente esse disco que Rui Carvalho vai mostrar no Salão Brazil, assim como novos temas a incluir muito provavelmente no próximo disco de Filho da Mãe. A noite contará ainda com um set dos DJs Bodyspace; tudo para deixar no ar uma boa recordação da nossa estreia em Coimbra. A entrada custa cinco euros, as cordas de Rui Carvalho vão fazer-se ouvir a partir das 22h30. Podendo, é ir.

Sem comentários: