segunda-feira, 22 de outubro de 2012

QUEM PROTEGE A IGREJA DE SÃO TIAGO DO VANDALISMO?




 A Igreja São Tiago, na Praça do Comércio, em Coimbra, foi recentemente vandalizada. Em um dos capitéis exteriores, do lado direito de quem entra, ornamentados com motivos vegetalistas e animais, é patente a decapitação da cabeça de um leão. Para além disso, a porta em madeira virada para a Praça do Comércio está rasurada com tinta de esferográfica e com giz. Como se fosse pouco, para além da degradação acentuada nas colunas da janela do lado direito, no telhado avista-se uns pequenos matagais a mostrar que esta cidade, a que chamam de cultura, preza muito pouco a sua riqueza histórica e memorial.
Só para lembrar, este templo foi construído entre o final do século XII e princípios do século XIII e constitui uma das mais extraordinárias manifestações do estilo românico na cidade. Segundo reza a história foi erguido para dar guarida aos muitos peregrinos que, em trânsito, se dirigiam a São Tiago de Compostela. 
Já por várias vezes chamei a atenção para o permanente e prejudicial encerramento deste e de outros templos na Baixa, incluindo uma carta aberta ao senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. Até à data não obtive resposta. Mas como sou muito paciente, e se Deus Nosso Senhor quiser, acredito piamente que Dom Virgílio ainda me vai “passar cartão”.


TEXTOS RELACIONADOS



Sem comentários: