segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"IDEAIS DO CENTRO"



COMUNICADO

Ideais do Centro

Discutir ideias, afrontar poderes, mudar o regime, salvar a democracia.

Governo propõe: Um orçamento com dois pesos e duas medidas, sacrifício para os trabalhadores, benefícios para o capital.
Presidente, Governo e PS devem dialogar para se encontrar uma solução alternativa, credível e justa.

Fomos confrontados pelo Primeiro-ministro com o anúncio de medidas duras para o orçamento de 2013.
O aumento das receitas do Estado far-se-á provocando a efetiva redução salarial dos trabalhadores portugueses, funcionários públicos ou do sector privado. Os pensionistas e reformados também verão reduzidos os seus rendimentos.
Esta redução salarial atinge todos os trabalhadores por conta de outrem, mesmo aqueles que auferem salário mínimo.
Todos sabemos que os trabalhadores com salário mínimo vivem uma situação social que os coloca num nível de risco de pobreza, tal como acontece com os reformados com pensões abaixo do salário mínimo nacional.
Em simultâneo há uma proposta de redução do pagamento da Taxa Social Única (TSU) pelas empresas.
O governo assume que os trabalhadores têm de ser mobilizados para pagar os custos da crise mas que as empresas e os donos do capital podem ficar isentos dos sacrifícios.
Estas medidas revelam uma evidente falta de sensibilidade social, com desprezo pelas condições das famílias mais carenciadas.
Portugal enfrenta dois problemas graves: o deficit do Estado e o saldo negativo da balança externa.
Nos termos do acordo assinado com a troika, o Estado Português tem de assumir o pagamento da divida perante os credores. Reconhecemos que esta dívida gigante, criada pela irresponsabilidade de sucessivos governos, tem de ser paga pelos portugueses. Não serão outros povos a pagar as dívidas criadas pelos nossos governantes.
O governo não pode querer sacrificar os trabalhadores e conceder privilégios aos donos do capital.
Os trabalhadores com salários abaixo da média nacional não podem ser obrigados a pagar a conta num plano de igualdade. Eles, que nunca beneficiaram de privilégios, nem são responsáveis pelo endividamento, não podem ser castigados e obrigados a pagar a divida que outros contraíram.
A desvalorização salarial proposta pelo Governo é um erro económico grave, que condena as atuais e futuras gerações a um estado de pobreza relativamente á media europeia.
Estas medidas de cortes salariais não só mostram insensibilidade social como são perigosas a nível da economia, reduzindo o PIB, e originando avalanches de insolvências de empresas e desemprego crescente.
Perante estas intenções exige-se que os restantes atores políticos assumam as suas responsabilidades a começar pelo Presidente da República e pelo Partido Socialista, o principal partido da oposição.
O PR deve usar a sua influência para obrigar o Governo a alterar estas propostas, não beneficiando os donos do dinheiro e punindo os trabalhadores.
Ao PS não basta um discurso de distanciamento ou de oposição. Exige-se que o PS apresente medidas alternativas que permitam a Portugal assumir as responsabilidades perante a troika, isentando os mais pobres dos sacrifícios.
A crise financeira que enfrentamos deve-se em larga medida ao anterior Governo socialista. O PS deve mostrar, agora na oposição, que reconhece as culpas do passado, e que está apto a assumir responsabilidades apresentando propostas orçamentais concretas, alternativas.
O Presidente da República, o Governo e o PS (sem exclusão da colaboração de outros partidos interessados em conseguir uma solução viável) devem dialogar para se encontrar uma solução alternativa, credível, que garantindo a capacidade de Portugal honrar os compromissos, seja capaz de isentar os mais pobres de sofrimento desumano.
Os Ideais do Centro exigem que os partidos saiam do infantilismo que os leva a guerrear-se e a criticar sem apontar soluções alternativas credíveis e viáveis. Defendemos o diálogo com todos os parceiros sociais como imperativo político e ético do governo. O Governo não pode cair na tentação autoritária do “posso, quero e mando” divorciando-se da vontade popular e das organizações representativas da sociedade civil.
Não queremos Portugal transformado “numa casa onde todos ralham e ninguém tem razão…” Exigimos á classe política que saiba estar ao nível das suas responsabilidades, assumindo as dívidas perante os credores externos, mas com soluções que permitam o enriquecimento do País e evite sacrifícios aos mais desprotegidos.
Se houver um desejável consenso nacional será possível pedir contas á troika pelo que é da responsabilidade da troika e se configura  dramático para o país: apesar de todos os sacríficos impostos ao povo e à nação portuguesa e do cumprimento dos ditames do BCE, FMI e CE, a dívida aumenta, o que torna incontornável a questão dos juros excessivos e a necessidade de uma maior solidariedade a nível da União Europeia.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifO saldo negativo da balança externa não se resolve com corte salariais que originarão uma brutal quebra do consumo interno, gerador de pobreza, falências  e desemprego. O saldo negativo da balança externa corrige-se com aumento dos salários mais baixos, apostando no aumento da produção nacional, reforçando a coesão e a  sustentabilidade económica de Portugal.
Ideais do Centro
António Queirós, Arnaldo Rebelo, Cândido Ferreira, Jaime Ramos, Jorge Antunes, José Veludo

(RECEBIDO POR E-MAIL)

Sem comentários: