domingo, 19 de agosto de 2012

AÍ ESTÁ A FEIRA DAS CEBOLAS



 Tal como em anos anteriores, e nesta altura, foi inaugurada ontem a 27ª edição da Feira das Cebolas de Coimbra, na Praça do Comércio. Durante uma semana, até ao próximo sábado, as “ceboleiras” vendedoras de Vila Nova de Cernache ali estarão para manter a tradição e dar alegria à Baixa da cidade.
Como sempre, haverá animação todas as noites num palco montado para o efeito. Paralelamente, estão a funcionar duas barracas de madeira que servem petiscos da região –posso garantir que o caldo verde é uma maravilha, porque provei. A simpatia é naturalmente cinco estrelas, ou não fossem as gentes campesinas dos arrabaldes da cidade que ali estivessem a servir os visitantes.
À hora a que passei, cerca das 19h30, ainda não havia muita clientela, mas é mais que certo, com o calor que está, que a noite vai ser longa para quem ali presta serviço. No entanto, apesar de lento, o negócio estava a correr de feição.
Mais uma vez –e já são tantas que faço aqui- se chama a atenção para os inestéticos abortos de madeira implantados numa secular praça. Que diabo!, entende-se que as coisas, financeiramente, não estão boas para ninguém, mas às vezes é preciso ser-se ambicioso e querer ir mais longe. O que esperam para alugar uns standes iguais à última feira promovida pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu?



1 comentário:

Anónimo disse...

Estive para escrever no ano passado sobre a Feira das Cebolas de Coimbra, na Praça Velha como prefiro lhe chamar.
Este ano está bem visível o enfraquecimento da 27ª Feira das Cebolas de Coimbra.
São poucas as vendedoras de Vila Nova de Cernache, são poucas as cebolas, é inexistente a animação durante o dia, para dar alegria, animação e manter a tradição na Baixa de Coimbra.
Existe animação á noite, mas isso não chega, o espaço onde se realiza a Feira é dos mais bonitos da cidade, logo merecia uma melhor atenção, um ar mais airoso e mais digno para a realização do Evento.