sexta-feira, 22 de junho de 2012

NOITE COM MÚSICA, AMANHÃ, NA BAIXA




“No próximo dia 24 de Junho realiza-se em Coimbra o concerto da cantora Madonna. A Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) tem conhecimento que as unidades hoteleiras têm registos de alojamento para este evento já desde sábado dia 23 de Junho. Assim estamos a preparar uma programação especial, para um dia completo de atividades, pensada para este acréscimo de visitantes na cidade.
 A música será a temática central da programação que se prolongará pela noite dentro, com a atuação de diversos dj’s espalhados pela baixa da cidade, em mais uma edição da Noite Branca. Assim apelamos a todos os comerciantes para que estejam de portas abertas em horário alargado (das 10h00 às 24h00) para que a Baixa possa ser o palco central dos visitantes da cidade."  –assim escreve a “press release” da APBC.

MADONA MIA!

Várias lojas na zona da Rua Sargento-mor, entre elas a “Zig-zag”, na Rua dos Gatos, durante todo o dia de amanhã, irão fazer um desconto de 50 por cento em vários artigos. No caso da “Zig-Zag” irá ser na Lingerie:


"SÁBADO MADONNA 

DESCONTO DE 50% EM TODA A LINGERIE E INTERIORES DURANTE TODO O DIA (até às 24h) NA NOSSA LOJA DA RUA DOS GATOS, 4-COIMBRA
 (Por trás do Banco de Portugal)"


MAS, COMO É QUE É?

 Este plano de João Braga vai no sentido de tentar revitalizar as “Noites Brancas” e fazer com que as adesões de comerciantes, mesmo através de um grande desconto, passem a ser rentáveis, uma vez que se verifica que o comércio nestes eventos, maioritariamente, não está a facturar e, é lógico, que, se nada for feito, levará a uma cada vez maior desmotivação na participação. Ainda ontem escrevi sobre isto mesmo n'O Despertar".

APBC LEVA NAS “BENTAS”

 Perante a ideia de João Braga, que a apresentou à APBC, esta agência tentou espalhar a mensagem entre comerciantes e de modo a que, já nesta noite de amanhã, houvesse várias lojas com um desconto significativo a quem quisesse adquirir um qualquer produto.
Ao que parece, alguns lojistas, postos perante o plano apresentado pela funcionária da APBC, Ana, não foram nada meigos na verbalização da sua discordância e trataram de a insultar. Resultado: tudo vai continuar na mesma como a lesma. Ou seja, estas noites que agora chamam brancas um dia destes são mais negras que breu -é claro que, sendo honesto, creio que, perante a má-vontade de alguns comerciantes, a agência para a promoção da Baixa deixou cair os braços com demasiada facilidade. Não estou a escrever isto de cor. Transmiti na hora o que pensava. Se o busílis estava nos 50 por cento de desconto, porque não passar para 30? De certo, modo é de compreender que este desconto para alguns ramos possa ser inexequível. Mesmo assim, entre a desistência da APBC e a arrogância de alguns mercadores, não é admissível o insulto à funcionária. Afinal o que querem estas pessoas? Ainda mordem a mão que lhe estende o pão?

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Se não gosta-se tanto da baixa e não defende-se o comercio tradicional mesmo não sendo comerciante,apetecia-me dizer em voz alta : "FAÇAM AS COMPRAS NAS GRANDES SUPERFÍCIES".

João Braga disse...

50% hoje com prejuízo, podem resultar em 100 ou 200% amanhã de lucro. A perda não deverá ser muito grande mas, caso se consiga angariar mais alguns clientes o que se tem a perder?