quarta-feira, 6 de junho de 2012

LEIA O DESPERTAR...



LEIA AQUI O DESPERTAR DESTA SEMANA


Para além da coluna "Elegia ao Homem do Café (2)", deixo também os textos "Reflexão: um amor esquisito", "Baixa: A imagem do desalento" e "Rostos nossos (des)conhecidos: O clandestino".




ELEGIA AO HOMEM DO CAFÉ (2)


 Tenho à volta de 50 anos, mas, precocemente, sinto-me envelhecido e muito cansado. Trabalho desde criança –mesmo a frequentar a escola básica, juntamente com os meus progenitores, já labutava na agricultura. Sou do interior, de uma aldeia onde o sol teima em namorar as ruelas estreitas e beijar a torre sineira da capela de Nossa Senhora. Assim que pude, como diabo que foge da cruz, larguei rotinas e memórias e vim para a cidade. Aqui fiz um pouco de tudo. Trabalhei nas obras, numa mercearia, fui ardina, fui grumete num café. Tudo quanto ganhava ia para o meu pai; a roupa que vestia era usada e comprada com as gorjetas. Casei cedo, com 20 anos, estranhe-se, para poder ter liberdade e conquistar a minha independência.
Estabeleci-me por conta própria ainda novo. Como pesquisador de ouro embrulhado na espectativa, atirei-me à luta sem freio. Era a minha oportunidade. Tinha de a aproveitar. Acredito que a sorte só nos tenta uma vez. O pior é que isso, esse esforço hercúleo, deu cabo da minha saúde. Quem passa por esta vida conhece na pele este desgaste diário. Tomo uma carrada de remédios –já nem sei se são para o corpo se para alma. Tenho a cervical feita “num oito”. Devido à pressão diária, tenho hipertensão e sofro de ansiedade. Tenho reumatismo e já coxeio um pouco da perna esquerda. Mesmo doente, e contrariamente ao que imaginei, hoje, trabalho cada vez mais para ganhar cada vez menos. Como peça de locomotiva velha, sinto-me uma roda cada vez mais lenta e desgastada. Exceto o domingo, que aproveito para descansar a cabeça mas nem por isso fico inerte cuidando do quintal, diariamente, como andorinha em céu azul, calcorreio 17 horas. Todos os dias saio do meu estabelecimento por volta da uma da manhã. Fico sempre depois do fecho para carregar os frigoríficos e limpar a casa para no dia seguinte estar pronta a abrir. Repare-se que são dois dias num só. Extraordinariamente não é só a minha família que não vê o meu esforço; a minha clientela também não dá por isso. Estão habituados a que eu tenha um constante sorriso colado no rosto, mesmo que esteja a impregnado de tristeza e solidão por dentro –também ai de mim se mostrar má cara a alguém. Para eles sou uma espécie de múmia carcomida pelo tempo, ou computador que nunca falha nem nunca se vai abaixo. Como estão enganados! Se soubessem como me sinto frágil!


Depois, talvez pelo vento norte dos valores caídos, hoje é muito difícil estar a trabalhar numa loja hoteleira. Os clientes, de uma maneira geral, não têm respeito por quem os está a servir. É o café que está curto de mais, ou cheio, ou frio, ou muito quente; é o pastel de nata que está descorado, não tem sabor; é o croissant que está duro; o “Panik” que está malcozido. É com se naquela reclamação projetassem um ressabiamento e estivesse contida toda a frustração da vida vazia de cada um. Ninguém se lembra que também sou pessoa, e no meu pequeno espaço, para trás e para a frente, ando ao dia dezenas de quilómetros. E tantos passos que me poderiam evitar, sobretudo quando me pedem uma bica. Levo-a à mesa e a seguir rogam-me um copo de água. E, como peça mecânica, lá volto eu a fazer o mesmo trajeto. Que raio! Porque não me pedem tudo de uma única vez? Mas como lacaio a tempo inteiro, sem folga e sem horário, tenho de engolir em seco. E, sem reclamar, servir –muitas vezes penso que me julgam de uma estirpe inferior, assim uma espécie de escravo para todo o serviço. Bom, é certo que noutros tempos era pior, quando a sociedade se dividia entre doutores e criados, mas, nessa altura, não me importava tanto porque era compensatório. Agora não! Hoje, numa rotina de modorra, parece que desempenho uma missão “pro bono”, já que mal ganho para os custos –embora, voltem a admirar-se, apesar de ser apenas sobrevivente, para os outros, continuo a ser um abastado patrão, com toda a sua elevada carga estatutária. Que pena ter só a fama e não o proveito!
E os desequilibrados mentais, outros que tais, e os bêbados que, tantas vezes, tenho de aturar? À força da minha experiência, acho que me poderiam dar o canudo de psicologia. Como artista de trapézio em equilíbrio instável e sem rede, no fio da navalha, o que eu faço para evitar a violência?! Como timoneiro a amarar navios em enseada de escolhos, levo-os com calma, amanso-os com palavras, e contam-me a vida toda -sim, porque as pessoas precisam mesmo é de conversar! E eu, atenciosamente, como padre de paróquia, ouço solenemente os dramas de cada um. Numa escolha sem opção, sou mesmo obrigado, exatamente, porque precisam de ser ouvidos e ninguém escuta ninguém. Vivemos numa sociedade cada vez mais egoísta, concentrada sobre o seu próprio umbigo, e em que cada um se ausculta apenas a si mesmo. Mas, em minha defesa, tenho mesmo de agir assim, porque qualquer badameco, que não vale um cêntimo furado, com um copo a mais numa tasca, é um guerrilheiro e julga-se o “Rambo”. E para quem é que ele vira as deceções lá de casa, quando a mulher o chateia? Evidentemente que para mim, que pareço firme, que represento tudo o que ele não tem, e só por isso o irrita. Tal como o meu filho pensa, alguém que está ali mesmo à mão para arcar com o seu desapontamento. É triste, não é? Continua na próxima edição.

REFLEXÃO: UM AMOR ESQUISITO


 Passaram mais uma feira do livro e do artesanato. Durante anos, gastando uma fortuna numa tenda gigante, foram apresentadas na Praça da República. No ano passado foram transferidas para o Parque Verde. Este ano foram divididas entre este e o parque da cidade. Numa interrogação de retórica, neste andar de trouxa às costas, pergunta-se: se é preciso revitalizar o Centro Histórico, por que razão não são estes eventos realizados no coração desta zona velha? E, num interesse mútuo, não são aproveitados os transeuntes citadinos diários? O Pelouro da Cultura, da Câmara Municipal de Coimbra, estará mesmo interessado em reanimar a Baixa, ou será simplesmente uma intenção apregoada de conveniência política?


BAIXA: A IMAGEM DO DESALENTO


 As cidades, metaforicamente, são oceanos onde vive, e transgride, toda a forma de vida. Em todos há um sentimento comum: sobreviver. Aqui na Baixa, em cenários multicolores de paradoxo, pode ver-se um sujeito de meia-idade, em posição de abandono, a dormir num banco de uma qualquer praça. Podemos aperceber-nos de um homem bem-vestido a comer diretamente de um caixote do lixo. Se tomarmos atenção, poderemos ver uma mulher linda, de cara de anjo, dolentemente, trocando passos e olhares furtivos com homens embrulhados em solidão. Mas esta zona de antanho, tal como outras, é mesmo assim. E, escrito deste jeito, quer dizer que nos deveremos dar por vencidos e nada se poderá fazer? Não, não é isso. O que pretendo mostrar é que, por um lado, neste caldeirão social, todos têm lugar. Por outro, tenho a certeza de que, com políticas sociais de apoio ao emprego, é possível inverter este ziguezaguear. Tanto é assim que há uma dezena de anos, quando a economia ainda rolava, estes casos que descrevo, embora pudessem acontecer, eram menos visíveis e em menor número.
Quando escrevo que é preciso apoiar o emprego não me refiro a subsídios. Relato, tão só, que é urgente manter a pequena e média empresa familiar. Atualmente, estamos a assistir a políticas de remedeio no desastre, a jusante, no atuar na consequência, quando, ao contrário, antes da catástrofe, deveriam ser preventivas e direcionadas a montante.  É verdade que há demasiada oferta comercial, todos sabemos, e, sobretudo pela acentuada queda da procura, mais de metade das lojas terão de reconverter-se para outros ramos de negócio. Mas, neste momento de conflito economicista e onde a morte de empregos é diária, não deveria ser preocupação do Governo salvar estas ocupações familiares? Ora, o que está a ser feito? Em vez de se desonerar, está-se a sobrecarregar com mais taxas e impostos a pequena empresa e, em subsequência e inevitavelmente, para além de acelerar a desertificação, vai fazer aumentar o desemprego.


Depois, aqui no Centro Histórico, está acontecer o impensável: estão a surgir novos e interessantes empreendimentos que muito vêm valorizar a zona, mas como não está a ser desenvolvido nada pelas entidades públicas para manter aqui as pessoas, nomeadamente apoiando a pequena loja e evitando o seu encerramento, numa fatalidade provocada, não é preciso ser analista para ver que o futuro destes novos projetos é negro. Era bom que quem manda na cidade pensasse nisto. Estão a destruir-se vidas e, sobretudo, uma oportunidade de requalificar a Baixa.

ROSTOS NOSSOS (DES)CONHECIDOS

O CLANDESTINO

 


 Como promessa feita na hora da morte do melhor amigo e em dia de aflição, diariamente, em passo rápido, com um saco plástico na mão, percorre as ruas estreitas da Baixa da cidade. Estanca junto a um velho edifício decrépito que parece não ter vida. Sub-repticiamente, como clandestino em Estado ditatorial, olha em volta em busca de um agente policial. O ambiente está limpo, parece pensar, e avança para a porta esconsa que no canto tem um buraco. É então que, como milagre divino, dois gatos miam em seu redor e os três, em simbiose, homem e animais, em torno da pequena lata de alimento parecem comungar de amor.
O que faz é proibido pelas leis dos homens. Ele sabe, mas não entende. O seu afeto na entrega aos bichos é demasiado profundo e nobre para compreender esta norma legal mas amoral. Mesmo que morra de pena, como fantasma errante, continuará a amar os melhores amigos de todos nós.





Sem comentários: