terça-feira, 5 de junho de 2012

CONVERSA DE CAFÉ...

(IMAGEM DA WEB)



 Enquanto lia o jornal no pequeno café da minha rua, na mesa ao meu lado, duas senhoras comentavam:
- Aquilo lá na Sé Nova, na bênção das pastas, foi indecente. Bem sei que o senhor Bispo nem saberá, mas se, por acaso, viesse a saber, deveria denunciar este atropelo à equidade na equiparação dos mais pobres –diz uma das senhoras no intervalo enquanto saboreava o café e a chávena ficava parada, a meio, entre o tampo da mesa e a boca.
-Mas o que é que foi? Conta! Estás a deixar-me curiosa –enfatiza a outra, sem despregar os olhos da conversa.
-Sabes, conheces-me! Há coisas que me revoltam. Então não é que um estudante de arqueologia, o Tiago, filho de um casal meu amigo, de Trancoso, só porque não estava trajado de capa e batina, então não é que não o deixaram entrar na catedral e benzer a sua pasta?
-Ai sim?! Às tantas, por causa da praxe, suponho… -questiona a outra.
-Isso não sei. O que sei é que está mal. Os pais deste estudante e meus amigos têm alguma dificuldade financeira. Têm outra irmã do Tiago cá a estudar também, em Coimbra. Ora dá para imaginar o rombo no orçamento familiar, mensalmente. Só o traje, creio que anda à volta de 250 euros –por acaso, até me parece que o rapaz nem se importa, mas não está certo. Foi muito aborrecido aquilo lá na Sé Nova. Até creio que as lágrimas lhe vieram aos olhos…
-E achas que o senhor Bispo poderá fazer alguma coisa? 
-Não, quase de certeza que não, mas não está certo. No mínimo deveria saber. Isto é discriminar os mais pobres. Por não ter traje, não deixa de ser estudante. É ou não é?

Sem comentários: