sábado, 12 de maio de 2012

UMA TERTÚLIA SOBRE COIMBRA

(FOTO DE ARQUIVO)


 Ontem, com início cerca das 21h00, realizou-se uma tertúlia-debate –que praticamente não ouve por imperativos de horário- no “BE fado”, na Rua Adelino Veiga, e promovida pelo Lions Clube de Coimbra. O tema era “Coimbra, Património Mundial da Humanidade”.
Com a “sala das arcadas” deste bonito estabelecimento praticamente repleta, a exposição foi muito bem apresentada quer pela vice-reitora e responsável do processo de candidatura, Clara Almeida Santos, quer por outro senhor, engenheiro, de nome Hélder Rodrigues. Clara Almeida Santos, pela simplicidade, pelo brilhantismo imanente, é um espectáculo. Gosto desta mulher –aliás, não é a primeira vez que a ouço falar.
Quanto às intervenções institucionais, falou o presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, Carlos Clemente e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, António Pinto Santos. “In extremis”, quando parecia não haver intervenção do público presente, Clemente passou a bola para José da Costa, um reputado comerciante da Baixa. A seguir falou José Castanheira, advogado e membro do grupo de fados Advocat, e também dinamizador daquele espaço no Centro Histórico.
Quanto às intervenções do público, se da parte de Carlos Clemente já conheço bem a sua posição em relação ao que se passa nesta zona velha e, portanto, para mim não foi surpresa, já da parte de Pinto dos Santos, presidente da Junta de Santa Cruz, tenho de confessar que me surpreendeu. Com um discurso muito racional, frio e desprovido de cálculos, disparando flechas sem preocupações de atingir qualquer um, foi contundente na sua verbalização de defesa da sua freguesia e da nossa Baixa.
Quanto ao ambiente em si –não do estabelecimento, ressalvo, que é muito bom-, do público presente, tenho de dizer que não gostei. Era algo plástico, formal e pouco acessível. Vamos lá ver se consigo explicar, porque, mesmo até para mim, não é fácil. Vou tentar. Naquela sala, com cerca de quatro dezenas de pessoas, estava a nata da cidade, e até o presidente da Câmara Municipal, Barbosa de Melo. Havia mais doutores por centímetro quadrado do que cabelos negros na minha cabeça. Ora bem, e isso é mau? Penso que não. O problema é o que infiro neste tipo de cerimónias: a falta de autenticidade. Falta ali povo –mas também, sendo honesto, como?, se o homem simples, da rua, da loja, do café, provavelmente não teria sido convidado? E mesmo se fosse, se calhar, também não iria. Então como resolver isto? –Interrogo eu. Eu sei lá! Porque as coisas são mesmo assim: faz-se uma tertúlia popular, promovida pelo Gabinete do Centro Histórico, e aparecem cerca de uma vintena de pessoas, contando com os funcionários camarários. Faz-se uma outra promovida por uma entidade –como o Lions, com a sua aura de elite- e comparecem 40 ou 50 pessoas. Então e o que é que eu quero dizer com isto? Então eu sei lá?! Ando para aqui às voltas para ver se me saio bem na explicação, mas não “dou uma para a caixa” –é certo que tenho de ser sério, ou pelo menos parecer, com quem me lê, eu tenho um certo apriorismo em relação a estes agrupamentos. E que tem o leitor a ver com isso? Interrogará. O problema é meu, não é de mais ninguém. E já agora, falando para mim, explica-te “home”! Porquê este “a priori”? Não sei bem explicar, mas olho para estas instituições e parecem-me a Maçonaria –desculpem-me a franqueza e isto sem ofensa para o Lions. Sem o saber confinar, tenho algum “ressentimento” contra grupos especiais da sociedade. Mas terá algum mal o facto de existirem? Pergunto a mim próprio. Não, claro que não. Mas é como se verdadeiramente no seu âmago, certamente sem o desejarem, acabam a discriminar pessoas simples, como por exemplo, sei lá, o senhor Urbano, engraxador do Café Santa Cruz. Será só isso mesmo? Continuo a interrogar-me –fosca-se, que até já estou a transpirar com tanta questão. Talvez não. Talvez isto seja mais profundo. Talvez seja o complexo de pobre –o hardware que está gravado no chip e por mais, que se lave o disco nunca sai. Está lá até ao último suspiro. Não sei se estou a ser claro, mas quem nasceu muito pobre, por mais voltas que a vida dê, jamais deixará de ser o “Carlitos” do filme de Manuel de Oliveira, de 1942, Aniki Bóbó. Mas será por isso que eu embirro com os clubes especiais tão naturais nas sociedades hodiernas? Então eu sei lá? Que mania que eu tenho de estar para aqui a formular interrogações?! Será que uma parte da minha pessoa pertence ao SIS?! Sei lá! Se calhar!...


Sem comentários: