segunda-feira, 28 de maio de 2012

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...




Jorge neves deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA TERTÚLIA NO CAFÉ SANTA CRUZ":


Só fiquei a saber desta Tertúlia aqui pelo blogue, não sei como me escapou este evento, mas deixo aqui a minha contribuição :

Esta é a minha maneira de estar na sociedade e o meu contributo para tirar Coimbra do marasmo, mais especificamente o nosso Centro Histórico. O que defendo é um projeto dinâmico, coeso e real, que lute por um futuro mais solidário, mais reflexivo, ativo e de igualdade.
Sem espírito jovem, sem entusiasmo e alegria, sem sonhos e até irreverências e desafios, este projeto nunca passará de um sonho e não teria sentido.
Nesta ideia cada pessoa (residente, comerciante, empregado de comércio, estudante e visitante) tem o seu papel, a sua importância e a sua responsabilidade.
Aposto numa troca de ideias constante, numa energia infinita, na promoção do que temos de melhor para oferecer, na atualização e aquisição de conhecimentos, na realização de atividades que demonstrem o quanto o nosso Centro Histórico é unido e energético.
É necessário uma equipa jovem, séria, culta, empreendedora e conhecedora da realidade da Baixa, a qual se proponha trabalhar, abraçando novos desafios no sentido da melhoria constante da qualidade do serviço prestado à população
E necessário que se exija uma articulação permanente com a Câmara Municipal e as juntas de freguesia desta zona, no sentido de haver uma conjugação de esforços e uma sintonia abrangente entre as instituições para melhorarmos a ação das juntas nas diversas atividades, nomeadamente na ação social, habitação, educação, saúde, lazer, ambiente, serviços urbanos, cultura e desporto.
É com o espírito de rebeldia que o meu “sonho” abrange todas as classes sociais para desenvolver projetos que melhorem o nível de vida de todos e dinamizando atividades para a população mais idosa, sem nunca esquecer, pelo contrário, os jovens, trabalhando com convicção para criar melhores condições para os incentivar a se fixarem e participarem no Centro Histórico.
Considero por todas as razões, que com boa vontade e uma melhor gestão de recursos humanos e financeiros é possível ajudar esta zona velha a ficar cada vez mais desenvolvida e com futuro.
Este meu sonho/projeto encontra-se aberto a todas as opiniões que me fizerem chegar, no sentido de todos poderemos contribuir para a concretização de um amanhã cada vez melhor para todos nós.

- Identificação de zonas de habitação, cultura, lazer, comércio;
- Recuperação do Centro Histórico como espaço comercial e habitacional para estudantes e famílias jovens com rendas controladas;
- Recuperação habitações ou a demolição das mais degradadas que tecnicamente não seja viável a sua recuperação;
- Criação de condições de apoio a famílias;
- Residências universitárias;
- Revitalização do centro histórico para a cultura e lazer;
- Alojar associações em espaços do Centro Histórico, criando condições para articular atividades;
- Eventos envolvendo habitantes do centro histórico;
- Colaboração com grupos teatro e associações culturais;
- Espaços de lazer ( a serem criados com a demolição de prédios bastante degradados) devidamente enquadrado com o espaço habitacional;
- Cinema ao ar livre;
- Harmonizar eventos estabelecidos, criando sinergias com o objetivo de criar dois sábados do mês como dias "Vive o Centro";
- Apoio ao reforço da qualidade de vida e dignidade da população "aprisionada";
- Levantamento de situações mais graves;
- Construção de uma Ponte pedonal entre o Estádio Universitário e a Estação Nova;
- Requalificar a zona da venda de peixe do Mercado Municipal para uma zona de bares e diversão.

Sem comentários: