quarta-feira, 16 de maio de 2012

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...




Marco deixou um novo comentário na sua mensagem "UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBRE...":


 Mais um! Parecem tordos a cair num dia de caça (os estabelecimentos e comerciantes). Dentro de pouco tempo a Ferreira Borges, Visconde da Luz e ruas adjacentes serão um deserto!
Não vou repetir tudo aquilo que se tem escrito acerca das razões e motivos deste fenómeno, nem da solução para este problema da desertificação da Baixa (já agora, não é exclusivo de Coimbra).
Aquilo que me está a preocupar e alarmar (até porque me afecta indirectamente) é o futuro destes homens e mulheres que trabalharam toda uma vida, e em menos de uma década perderam tudo o que amealharam, tudo aquilo em que investiram. A grande maioria já na 3ª idade ou a caminhar para lá. Pessoas que vieram do nada, trabalharam anos a fio, deram emprego a duas gerações, deram vida à cidade, deram, deram e deram... E qual a recompensa? Ter agora 70, 75 e 80 anos e ainda a trabalhar, não para ocupar o tempo ou para ajudar os filhos ou outra razão qualquer. Mas por pura necessidade, para ter que comer, esta é a realidade. Conheço mais que um caso, é mais comum do que se possa pensar. Revolta-me ver comerciantes que deveriam estar a gozar a reforma e ainda estão a trabalhar. Repito, por necessidade. Alguns investiram em imobiliário nos anos 60 e 70, na esperança de mais tarde terem algum rendimento para a velhice e conseguiram? É o tens! Rendas que envergonham qualquer um (bem, nem todos porque existem inquilinos que ainda se gabam de pagar 10 euros por uma casa! Juro que é verdade!). Neste país ainda há gente que olha de lado para proprietários e senhorios com aquele desdém anticapitalista. Estes são sempre os burgueses fascistas e exploradores, apenas porque trabalharam para ter um estabelecimento e/ou uma casita para arrendar.
Que pena tenho destes comerciantes e dos seus descendentes. Sinceramente! Sim, porque muitos, em vez de herdarem um negócio ou uma casa, vão herdar dividas e rendas em atraso dos espaços comerciais, e da «casita» levam um rendimento anual (!?) de 120 euros, com o bónus dum inquilino exigente sempre a pedir obras em que aquilo que paga dá para um servente trabalhar dois dias.
Abraço.
Marco


PS - Parabéns Luís reparei no nº redondo. Eu fui o visitante 332500 do “questões”.

***************************************

NOTA DO EDITOR:

 Muito obrigado, Marco, por ter comentado. Um importante e sentido texto. Muito bem escrito. Muito agradecido por ter partilhado connosco as suas preocupações. Oxalá houvesse outros como o amigo a enviarem comentários, a favor ou contra.

Sem comentários: