domingo, 11 de março de 2012

DAR À LUZ NO MÊS DE MARÇO

(Intencionalmente, coloco duas fotos, uma com flash e outra sem, para melhor se apreciar. São 18h40)


 São 18h40 na Baixa. Cerca de 90 por cento dos estabelecimentos estão completamente às escuras –há uma razão fortíssima para isto acontecer: a energia eléctrica tem um custo abusivo, para não dizer escandaloso. Portanto, não vale a pena bater nos pobres desgraçados comerciantes. Já deram o que tinham a dar. E, neste caso, dar luz para quem passa, já deram de mais. Como já é noite cerrada, em certos pontos de certas ruas estreitas, não se vê nada. Os candeeiros de iluminação pública, como por milagre de Nossa Senhora da Poupança, padroeira da EDP, REN e outras siglas parecidas que nos hão-de comer a alma, como estão com uma grave crise –basta atentar nos milhões de lucro apregoados há dias- acender-se-ão apenas às 18h48. Não é por nada, mas, se calhar, é preciso tomar uma atitude destas. Como quem diz, escolher uma:
-Acender os candeeiros de iluminação pública mais cedo;
-Atrasar a hora já a partir de amanhã –eu disse atrasar, não sei se estou a ser claro;
-Pedir ao Sol que trabalhe mais. Esta coisa de se ir embora a meio da tarde não está certo;
-Os comerciantes, como até aqui sempre foram a iluminação de todos os públicos e agora já não conseguem porque estão nas lonas e estão todos os dias a ser espoliados pela EDP, deveriam ter um preço especial, caso contrário, a cidade ficará escura como breu. Não sei... acho eu. Sei lá!


-CONTACTADOS OS SERVIÇOS TÉCNICOS DA EDP, ESTES, REPORTAM A SITUAÇÃO PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA, UMA VEZ QUE, SEGUNDO AS SUAS DECLARAÇÕES, É ESTA ENTIDADE QUE REGULA OS HORÁRIOS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA.


-ESTE TEXTO FOI LEVADO AO CONHECIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA.





2 comentários:

Sónia da Veiga disse...

Luís, não é preciso desperdiçar dinheiro em energia eléctrica...
Se engendrassem um sistema de espelhos como os antigos egípcios (como aparece no filme "A Múmia"), as ruas ficavam bem iluminadas enquanto houvesse Sol. E, à noite, se os orientassem para os poucos candeeiros que existem, ficava muito mais brilhante de certeza!

Ou isso ou acabar com a mudança da hora...

Boa semana.

LUIS FERNANDES disse...

Boa ideia, Sónia. Mas as boas ideias, como sabe, nunca chegam ao céu. Abraço e obrigada. Boa semana.