quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

UM COMENTÁRIO RECEBIDO... SOBRE...

(IMAGEM DA WEB)



Carlos deixou um novo comentário na sua mensagem "REINVENTAR A BAIXA": 


 A proibição da circulação automóvel (excepto cargas e descargas), nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, foi das melhores decisões tomadas. Não é por acaso que essas ruas são as melhores artérias comerciais de Coimbra. E o facto de terem encerrado lojas nessas ruas não se deve a esta decisão, pois o trânsito que lá passava era apenas de passagem, tal como acontece na rua da Sofia. 
Esta proibição deveria estender-se à Rua da Sofia, que faz parte da candidatura a Património Mundial da UNESCO, e que passaria a ser uma nova artéria comercial e turística. O comercio da zona não ganha nada em ter carros a passar à porta, aliás só perdem, a poluição causada pelos automóveis degrada bastante as fachadas. O trânsito passaria a circular pela nova avenida (CGD - Fernão Magalhães). 
Basta ver a realidade de muitos cidade europeias, onde existem zonas históricas comerciais completamente vedadas aos automóveis.
Em relação ao eléctricos, também acho que deveriam ser criados circuitos turísticos. Por exemplo: Largo da Portagem - Praça 8 de Maio - Av. Sá da Bandeira - Universidade - Praça da República - Rua da Sofia - Marginal - Beira Rio - Portagem. 

Sem comentários: