quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

DISCUTIR O RUÍDO EM SILÊNCIO

(IMAGEM DA WEB)


 Segundo o Diário de Coimbra (DC) de hoje, “Vai entrar em discussão pública uma proposta de regulamento de horários de estabelecimentos comerciais que prevê restrições por acção dos cidadãos.”
“A entrada em vigor do “Licenciamento Zero” (decreto-lei 48/2011, de 1 de Abril) comporta alterações nos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e nas regras de publicidade em espaço público. Anteontem, o executivo municipal aprovou a entrada em discussão pública, por um período de 30 dias, de propostas de revisão de dois regulamentos.”
Ainda segundo o DC, “haverá um período de 30 dias de análise pública da proposta de alteração, elaborada por um grupo de trabalho constituído no seio da Direcção Municipal de Desenvolvimento”.
Ora, perante o anunciado, se você, leitor, é um dos muitos munícipes que se sente incomodado com o barulho de um bar junto à sua porta, sobretudo, porque o horário de funcionamento vai até às 04h00 da manhã, durante um mês, pode ir à autarquia e, contribuindo com o seu parecer para o grupo de trabalho, escrever que não concorda que, junto de habitações, o funcionamento vá além das 02h00. Certamente até irá escrever que concorda inteiramente com a abertura de bares em zonas residenciais, simplesmente é preciso não descurar o legítimo direito de quem precisa de descansar. É preciso harmonizar os interesses das duas partes, moradores e empresários de hotelaria.

UMA NOVA ASSOCIAÇÃO CÍVICA

 Foi recentemente constituída, já com estatutos publicados no Diário da República, a “VOX CÍVICA –Associação de Munícipes de Coimbra”.
Esta agremiação, criada por um grupo de munícipes incomodados com o abusivo barulho que se faz durante a noite na cidade, tem à frente José Maria Pinto –um emérito cidadão que, nos últimos anos, muito se tem batido na autarquia para ver reconhecidos os seus direitos de residente, e também sempre ao lado de Vitália Ferreira, a “mulher-mártir” nesta luta do direito ao descanso na cidade.
Segundo o panfleto de adesão desta associação cívica pode ler-se: “Contra o ruído; a sujidade; a insegurança; a intranquilidade; a poluição – Associe-se e dê mais força à sua denúncia.”
Se, tal como eu, quiser corresponder ao chamamento de cidadania participativa, pode ligar para o telemóvel 925 329 131 ou para o e-mail voxcivica@gmail.com
Posso dizer-lhe que a jóia custa simplesmente 5 euros para entrar como membro e o custo mensal é de apenas 1 euro.


Sem comentários: