terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

COIMBRA, CIDADE DA CORNADA FÁCIL

(IMAGEM DA WEB)


 Tenho de confessar que às vezes custa-me escrever sobre determinados acontecimentos que ocorrem na cidade. Tal como agora, em solilóquio, dou por mim a interrogar-me: “que te interessa o que estão a fazer? Isso, directamente, diz-te respeito? Não tens coisas mais sérias para te ocupares?”
Mas mesmo assim, como fado desgraçadinho que corre em direcção ao seu destino, tanto faz eu desancar-me como não, cá estou eu a bater no ceguinho. Tenho a mania que sou analista. Isto é, tenho a secreta esperança que um dia, qualquer dia, ainda me vão chamar para a TVI, para substituir o professor Marcelo. Ou, como calculo que ele é eterno e nunca mais de lá vai sair, pode ser que ainda tenhamos um canal de televisão por cá e… (não sei se estão a ver a coisa!)…
E, como sempre, mais outra vez hoje ao ler nos jornais da cidade que Coimbra vai ter semáforos cronometrados fico sem jeito, assim como macaco a olhar para o pôr-do-sol.
Segundo o Diário de Coimbra (DC), “O vereador responsável pelo pelouro do Trânsito da Câmara Municipal de Coimbra apontou ontem algumas vantagens da instalação de semáforos cronometrados, para peões e automobilistas.”
Então, diga lá senhor vereador quais são essas vantagens. Diga. Diga!
Novamente no DC responde o vereador Paulo Leitão: “por um lado, o peão fica a saber o tempo que tem para atravessar a rua em segurança, e por outro, para os automobilistas as vantagens são mais do ponto de vista ambiental. Ou seja, há uma certa “ansiedade” por parte dos condutores quando o sinal está vermelho que vai deixar de existir ao tomarem conhecimento do tempo que falta para prosseguirem viagem. Assim, não haverá necessidade de fazer arranques bruscos e ter o carro numa rotação superior, evitando consumir mais combustível e produzir gazes nocivos, como o dióxido de carbono.”
Desculpe lá, senhor vereador, mas, por acaso, isso quererá dizer que os condutores da cidade perante o vermelho ficam ansiosos? Eu seja ceguinho se já não tinha pensado nisso, mas, retrato-me, não teria chegado lá com essa facilidade, como o senhor. Por acaso, já tinha notado que o vermelho irritava muita gente, mas disse cá com os meus botões: “tem calma, “Toino”, isso é impressão tua!”. Agora é que estou a ver que a coisa é mesmo séria. Ou seja, por outras palavras, qualquer um de nós –incluindo eu- se nos surgir a cor vermelha à frente pode acabar tudo à cornada e levar o peão à frente, é isso?
E diga-nos lá, não era mais barato, por exemplo, receitar-nos uns ansiolíticos? Ou, sei lá, retirar a cor vermelha dos semáforos e trocar por preta?

Sem comentários: