domingo, 12 de fevereiro de 2012

BAIXA, CIDADE DE... LIXO - DOMINGO, 15H00 (1)



 Nesta última edição do jornal  "O Despertar" chamava a atenção para a estrumeira em que a Baixa, ao domingo, está transformada. Até há pouco tempo o lixo era recolhido ao sábado à noite. Subitamente, certamente, devido à crise, sabemos todos o porquê, deixou de fazer parte do giro. A meu ver, o problema nem será a falta de recolha porta-a-porta, até porque, penso, num futuro a médio-prazo, este luxo com o lixo deixará de o ser. Nunca compreendi muito bem porque é que quem origina os detritos não é responsável por eles. Aliás, esta seria uma forma de cada um se conter na sua formação volumétrica e contribuir para o ambiente. Por outro lado, também nunca compreendi a razão de não se apostar em depósitos colectivos espalhados pela cidade onde cada um iria depositar o seu correspondente. A poupança de recursos era evidente e muito mais eficiente. E mais ainda, evitava-se de, depois da meia-noite, estar a gramar diariamente o ribombar da recolha pelos funcionários, que, me parece, não têm qualquer ponta de sensibilidade por quem cá dorme. Só quem cá pernoita sente e sabe ao que me estou a referir. Mas, pronto, se calhar estou a viajar a mais de cem à hora. O que me custa mesmo a entender é o facto de a Câmara Municipal de Coimbra suspender o serviço ao fim-de-semana e não alertar todos os residentes que não podem continuar a colocar os sacos na via pública ao sábado à noite.
Por pensar que a mensagem não chegou à autarquia, porque não coloquei fotos no mais antigo semanário de Coimbra, hoje vou abusar da paciência de quem faz o favor de ler este blogue. Quem sabe os encarregados pela salubridade pública não sejam tomados de nojo e um pivete desgraçado?! Já agora, lembrava que Coimbra é candidata a Património Mundial da Unesco -nem sei bem porque referi tal coisa. Que terá a Unesco, que classifica património de luxo, a ver com sacos rebentados de lixo? Sei lá! Às vezes tenho cada uma... que parecem duas... ou três!


(TEXTO ENVIADO PARA A CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA)

2 comentários:

Liliana disse...

Infelizmente não é só na Baixa que isto se passa. Também se passa na Alta e em muitas zonas da cidade. quiçá deverá ser feito de novo uma coisa semelhante ao "vamos Cuidar da Alta" pois pelo pelos teríamos garantido uma limpeza das ruas na véspera.

Jorge Neves disse...

Coimbra simplesmente se está a tornar a Cidade Capital do lixo seja ao sábado, domingo ou durate da semana.
É certo que existe falta de civismo da parte das pessoas,mas existe muita falta de articulação dos serviços de recolha do lixo.
O lixo de ontem de certeza que não foi retirado devido à manifestação em Lisboa.

Já agora amigo Luis como sei que ão se importa, vou roubar algumas dessasa fotos para publicar tambem.