sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

LEIA AQUI "O DESPERTAR" DESTA SEMANA



 Leia tudo no mais antigo jornal em actividade na cidade, mas, como sei que gosta da Baixa, comece nesta rubrica "Memória" que faz parte de uma página dedicada exclusivamente a esta zona de antanho. Fui convidado para ser o mensageiro do que, resumidamente, se passa por aqui. Naturalmente que me colocaram uma responsabilidade sobre os ombros, mas tentarei corresponder ao desafio. Como um igual a tantos outros, como você leitor, que amam e defendem uma Baixa rejuvenescida e prenhe de crianças e adultos a morarem aqui, tenho de agradecer esta gentileza à direcção do Despertar.
Quanto a si leitor, sem ser aborrecido, gostava só de lembrar que o manter em actividade um jornal, uma farmácia, uma loja comercial, um café, os bombeiros voluntários e outros, tal só é possível se os "consumirmos". Isto é, frequentá-los e adquirir os seus produtos. Esta é a parte social fundamental que cabe a todos. Bem sei que na maioria das vezes a troca deve-se à relação preço/necessidade, porque, exactamente, vivemos cada vez com menor rendimento. Mas, mesmo na dificuldade, temos todos de ser capazes de transcender o nosso interesse pessoal e olhar um pouco para a comunidade. Já imaginou este imenso casario sem lojas de comércio? Pois olhe que este cenário, se não tivermos cuidado, não andará longe. Todos vivemos de recordações. A memória como "flashback", a nossa própria história existencial, se atentarmos bem, é o vento que toca a vela da vida. É a força que, vindo de trás, nos impele para a frente. Uma pessoa sem memória é um ser vazio, sem referências e sem dados comparativos. Quem não esquece o passado, tomando nota de todos os pormenores para que os vindouros não o olvidem, é rico no saber. Todos temos obrigação de a perpassar aos mais novos.
É por tudo isto que não podemos deixar apagar os pequenos lugares, os objectos que nos dão prazer. Está tudo na nossa mão. É por isto tudo que, dentro da minha humilde disponibilidade, aceitei colaborar gratuitamente com o Despertar. Bem haja a todos.

Sem comentários: