terça-feira, 27 de dezembro de 2011

TODA A ACÇÃO GERA REACÇÃO...





 Em 15 de Dezembro, último, escrevi um texto sobre o presumível envio de milhares de livros para a reciclagem/lixo, em Coimbra. Ao mesmo tempo, por considerar um escândalo de lesa-cultura e princípio -quem sabe?- de uma consciencialização de que o livro precisa de protecção imaterial, solicitei uma averiguação ao Ministério Público, através do DIAP, Departamento de Investigação e Acção Penal. 
Certo é que pensei que nem resposta receberia desta entidade de acção penal. No meu apriorismo, imaginei que este meu pedido seria arquivado sem mais delongas. A verdade é que hoje recebi uma comunicação a informar-me de que "De acordo com despacho proferido no expediente entregue por V. Ex.ª em 15/12/2011, onde era solicitado um pedido de Averiguação, o mesmo foi nesta data remetido à Secretaria de Estado da Cultura para os fins tidos por convenientes".
Esta resposta do DIAP é importante? Tenho a certeza de que sim. Ao enviar para a tutela este assunto, quem sabe não se disponham a intervir num problema que é de índole nacional? Tal como afirmei na participação, não conheço pessoalmente os autores da presumível destruição de obras, nem nada de pessoal me instiga contra a editora/livraria de Coimbra. O que entendo é que, num desleixo inadmissível, ou num interesse comercial egoísta, que instiga a destruição de obras escritas, tenho a certeza, é um dever de cidadania intervir na sua preservação. Vivemos num tempo em que ninguém se importa com nada, sobretudo se tiver a ver com o passado e com a memória. Quem deveria dar o exemplo -aqui reporto para as autarquias que até têm um pelouro e um vereador da Cultura e que, verdadeiramente, para além de umas festarolas e feiras de rua pouco mais fazem- não quer saber de nada o que se passa dentro dos seus respectivos municípios.
Não podemos, nem devemos, assistir de braços cruzados à aniquilação de um mensageiro de cultura, de informação, de formação colectiva, impávidos e serenos, como é o livro. Oxalá esta acção tenha uma consequência positiva. Fico com a esperança.


TEXTOS RELACIONADOS


"Um escândalo que ninguém quer ver"
"As guitarras de Coimbra no Chiado"
"O afinador de memórias"
"A força da razão"
"O homem da bicicleta às cores"
"Por estas imagens futuristas..."
"O Rui Nóbrega recebeu um cheque"
"Assim vai a cultura em Portugal"
"Quando o mau exemplo vem da torre"
"Ícones de uma cidade"
"Coimbra: afinal qual é a tua cultura?"

Sem comentários: