sábado, 5 de novembro de 2011

CARTA DE UM SEM-ABRIGO AO "SHÔ PREJIDENTE"




 B’tarde, “shô prejidente”.
Espero que esta m’nha carta o vá encontrar de boa saúde na companhia dos seus e com um grande sorriso nos lábios. Não me deve estar a conhecer, sou aquele tipo que costuma estar à porta da Igreja de Santa Cruz e que amanda um fedor maior que o estrume das vacas lá da quinta do seu avozinho -ainda se lembra daquele cheirete empestado? Pois, sou eu mesmo, o Anildo Monteiro. “Prajer, shô prejidente!” –que horas são?!... Am’nhã é “terxa”… não é?...
Então, continuando, eu "xó" vinha lembrar o ”shô prejidente” que já não moro no mesmo sítio. Quer dizer, já mudei muitas vezes. Primeiro foi no Largo da Maracha, lá no meio do lixo. Depois passei para a Rua das Padeiras, lá ao fundo, junto à farmácia, e agora estou a meio da rua. Estou ali a dormir na entrada da loja Zedibel. Não é por nada, mas sempre estou mais "próxximo” de "Voxelência”. Sei lá, pode mandar chamar-me para eu ser internado e tratado cá à “cachimónia”, não é verdade? Sim, porque foi o que aquele gajo… (ai!, como é que ele se chama?)… que foi chatear vossemecê aí na Câmara há cerca de um mês, e me disse que vocês aí prometeram que iam cuidar do cabedal e da cabeçorra cá do rapaz –que horas são?!?... “Am’nhã é “terxa”… não é?
Também lhe estou a escrever para lhe “dixer” que ainda não “estiquei o pernil”. Bem sei que vocês até ficavam aliviados, mas, desculpem lá não vos fazer a vontade, têm de me “gramar” mais um tempo. Bem sei que até custa a entender, tendo em conta que pode ser por causa da terra estar fria e molhada e eu até estou habituado, mas, que quer? Gosto disto! E além disso, sou mais teimoso que a mula do “Jaquim Rabeca”, lá de “S’an V’cente”, lá em “Cabe Verde” –que horas são?!... “Am’nhã é terxa”… não é?!?
Já agora, “shô prexidente”, n’a tem aí uma moeda? É que “onte”, um vadio crapuloso deu-me a “palmada” e estou sem trocos p’ra uma “sande” –que horas são?!... Am’nhã é “terxa”… não é?!?
Bom, b’sei que não posso roubar muito tempo ao “shô prexidente”, por isso mesmo vou “xer” breve e ficar por aqui… ... que horas são?!?... “Am’nhã é terxa”… não é?!?


TEXTOS RELACIONADOS


"O caso Anildo Monteiro"
"Diário as Beiras fala de Anildo"
"Diário de Coimbra fala de Anildo"
"Campeão das províncias fala de Anildo"
"Jornal Liberal, de Cabo Verde, fala de Anildo"
"Revista C fala de Anildo"

1 comentário:

Jorge Neves disse...

Enquanto não resolvem o problema o Anildo continua a dormir na porta do prédio da antiga Galerias Coimbra e a fazer as suas necessidades por ali.