segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CAEM PONTES, IGREJAS E NEM OS SANTOS ESCAPAM



 Há dois anos, de um prédio ao lado, fotografei a cúpula da Igreja de São Bartolomeu e a sua torre sineira e coloquei aqui no blogue as fotos para que, sobretudo quem de direito, se atentasse no estado decrépito e em ruína deste templo. Pelos vistos ninguém reparou, ou não se importou. Neste fim-de-semana alguns bocados de pedra ameaçaram quem passava em seu redor. Naturalmente, como já vem sendo hábito, os bombeiros lá sinalizaram o local.
Mais uma vez deixo o alerta para que se atente novamente nas fotos. A qualquer momento pode ruir muito mais e, mais grave, fazer estragos pessoais.
Não vou perorar sobre um país que parece um palco onde vai ser apresentada uma peça de teatro. Na frente, virado para o espectador sentado nas bancadas, muitas auto-estradas e outras a que chamaram Scut’s, que não sendo agora passaram a ser. Do lado de trás do palco, bairros de lata, gente a comer dos caixotes do lixo, pontes quinhentistas a ruírem e igrejas em vias de facto.
O que é isto? Interroga você, leitor. E eu sei lá?! E quem é que sabe?!... É apenas uma peça de teatro...


1 comentário:

Liliana Azevedo disse...

É lamentável o ponto em que este imóvel chegou. Ainda para mais foi classificado como monumento de interesse público à bem pouco tempo. Esperemos é que o Igespar que tanto se preocupa com o património, e que tantas vezes empanca processos por causa da excessiva protecção, não "vire as costas" a este imóvel, caso contrário corremos o risco de perdemos um património valiosos, ou pior ainda, de levarmos com ele em cima.