sábado, 15 de outubro de 2011

UM MUSEU VIVO NA BAIXA...



 A Casa Confiança está situada na Praça do Comércio. É um ícone vivo de um passado comercial que já começa a rarear. Lá dentro ainda conserva os balcões e prateleiras originais em madeira.
Terá cerca de oito décadas de existência. Ainda conheci o fundador, o senhor Abílio, no início de 1970. Esta loja, como outras poucas que por aqui ainda vão tendo as portas abertas, deveria receber mais atenção de quem está na Praça 8 de Maio, na Câmara Municipal. Sobretudo para sensibilizar estes proprietários para que não ousem alterar a fisionomia deste postal ilustrado. Neste estabelecimento, para além de todas as memórias de um passado que já foi glorioso, está a alma do comércio tradicional.
Faça lá uma visita a este museu vivo. Temos, todos, de ser capazes de conservar espaços como estes. Claro que a responsabilidade cabe a todos. Por parte dos consumidores, é preciso ir lá e comprar. Por parte das entidades públicas muito há a fazer. Descriminar positivamente estes espaços de memória no IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis, por exemplo, integrar estas lojas em circuitos turísticos, e sei lá, tanta coisa... se estivéssemos num país que se importasse com a sua história. Infelizmente, não é assim...

Sem comentários: