sexta-feira, 14 de outubro de 2011

AMANHÃ VAI HAVER UM COLÓQUIO SOBRE REGENERAÇÃO URBANA

(IMAGEM DE ARQUIVO)


Colóquio "REGENERAÇÃO URBANA e CIDADE
 HISTÓRICA"


Hora
Sábado, 15 de Outubro · 14:30 - 17:30

Local
Museu da Cidade-Edificio Chiado, 
Rua Ferreira Borges, Coimbra


Criado por

O Observatório de Políticas Urbanas, foi instituido a partir do Encontro Autárquico último promovido pela Concelhia de Coimbra do PS e pretende ser um espaço de identificação de várias componentes importantes da política urbana, onde se possam identificar realidades, mas também encontrar formas de poder transformar, dotando assim o PS de instrumentos de proposituras coerentes para a urbe.

Assim, a primeira iniciativa é sobre um tema central como a Regeneração Urbana, quer não só pelo estado em que está a nossa área central da cidade (designada de baixinha), e embora com outra dimensão diferente o nosso Centro Histórico (designado de alta), mas também pelas transformações legislativas, que estão a decorrer.

Outra dimensão, decorre da candidatura a Património Mundial da Alta de Coimbra.

Para o efeito, vamos ter entre nós convidados que pela sua experiência nesta área muito nos terão a dizer, quer nos projectos desenvolvidos, quer nas dificuldades que foram encontrando ao longo dos tempos na reabilitação dos seus Centros Históricos, hoje reconhecidos, pelas suas boas práticas, como seja, no caso português a cidade de Guimarães e no plano externo o de uma cidade geminada com Coimbra, Santiago de Compostela.

Assim vimos convidar esse órgão de comunicação social a acompanhar as várias iniciativas que se realizam no próximo sábado dia 15 de Outubro, e cujo programa levamos ao vosso conhecimento:


15 de OUTUBRO DE 2011
SÁBADO
MUSEU DA CIDADE– EDIFÍCIO CHIADO

PROGRAMA

10h – Inauguração de exposição de fotografia alusiva ao edificado da área central de Coimbra, promovida pela Juventude Socialista

Autora: Paula Milagre
Esta exposição surge com o objectivo de sensibilizar a cidade do estado de degradação que se perpetua na Zona Histórica de Coimbra, fruto do alheamento e da falta de acção, por parte do executivo camarário. Pretende-se através da Arte, enquanto veículo de comunicação desta mensagem, exagerar e denunciar aspectos de podridão, desolamento e falta de vitalidade numa zona que se augura de excelência da cidade de Coimbra.

10h30 - Visita a locais - recuperados e por recuperar - da Baixinha e Centro Histórico de Coimbra, orientada por: Director do Gabinete do Centro Histórico Municipal ,Engº Sidónio Simões, e Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, Carlos Clemente

13h00 – Almoço em Casa Típica do Centro Histórico de Coimbra

14h30
Auditório do Museu da Cidade, no Edifício Chiado
Colóquio sobre “Regeneração Urbana e Cidade Histórica”

Abertura por:
João André Coimbra do Amaral
(Membro do Sec.da CPC Coimbra do PS e ex-Vereador da Câmara Municipal de Coimbra)
Coordenador do Grupo de Trabalho do Observatório de Políticas Urbanas para a área da Regeneração Urbana

Participação de:
Arq. Walter Rossa
(Prof. Dep. Arquitectura da FCTUC; Investigador do CES da Universidade de Coimbra)
Nasceu em Caracas, 1962. Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1985), Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1991) e Doutor em Arquitectura pela Universidade de Coimbra (2001). Docente do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia (1989) e investigador do Centro Estudos Sociais (2007) da Universidade de Coimbra, onde actualmente coordena a instalação do curso de doutoramento (3º ciclo) em Patrimónios de Influência Portuguesa do Instituto de Investigação Interdisciplinar. É também Professor Convidado em outras universidades em Portugal e no estrangeiro. A par com uma intensa actividade de arquitectura e planeamento, tem-se dedicado à investigação em Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo, em especial nos domínios da urbanística, da cultura do território e do património do universo português, de que já publicou diversos livros, artigos e comunicações em várias línguas.

Dr. António Magalhães
(Presidente da Câmara Municipal de Guimarães)

Sr. Xosé Antonio Sánchez Bugallo,
(Alcaide de Santiago de Compostela entre 1998 e 2011 eleito pelo PSdaGaliza/PSOE)
Foi membro do Conselho de Administração da Organização das Cidades Patrimonio Mundial (OCPM), Presidente da Mancomunidade de Municipios da Comarca de Santiago de Compostela, presidiu à Conferência de Cidades do Arco Atlántico, organismo internacional formado por cinco cidades británicas, treze espanholas, seis portuguesas, uma irlandesa e nove francesas.
Xosé Sanchéz Bugallo, sucedeu ao Alcaide D. Xerardo Estévez Fernandez, que celebrou em 4 de Julho em Coimbra e ratificou em 11 de Novembro de 1994 em Santiago de Compostela, o Acordo de Geminação destas duas cidades, com o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr.Manuel Augusto Soares Machado.

D. Joaquím Lucas Buergo Del Rio
(ex Director Geral da Qualidade e Avaliação Ambiental da Junta da Galiza,)

Moderador:
Professor Lusitano dos Santos
Professor Jubilado da Universidade de Coimbra;
Docente do Departamento de Arquitectura da FCTUC.

Relator:
Professor Elísio Estanque
Professor da Fac. Economia da Universidade de Coimbra; Investigador do CES da UC

18h00
Encerramento por:
Carlos Cidade
(Presidente da CPC Coimbra do PS e Vereador da Câmara Municipal de Coimbra)

Agradedendo antecipadamente a vossa presença, apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos

Pelo Observatório de Políticas Urbanas
O Coordenador do Grupo da Regeneração Urbana
(João André Coimbra do Amaral) 


Sem comentários: