segunda-feira, 12 de setembro de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO SOBE...




Jorge Neves deixou um novo comentário na sua mensagem "DEZ ANOS DEPOIS": 



  No 11 de Setembro de 2001 eu estava em Coimbra, mais propriamente na Escola Silva Gaio onde trabalhava na altura. Tinha acabado na véspera as minhas férias. Estava junto ao Bloco 2 com dois colegas meus, quando ouvi uma professora ao telemóvel a comentar que tinha havido uma enorme tragédia nos Estados Unidos: tinham caído dois aviões e morrido centenas de pessoas.
Como estava na hora de almoço, corri em direcção do refeitório e liguei a televisão para ver o noticiário. Afinal já circulava que tinha sido um grande ataque aos “states”.
Passados poucos minutos o refeitório estava cheio de colegas “colados” ao televisor e os telemóveis sempre a tocarem.
Como nesse dia só trabalhava de manhã, fui para casa. Cheguei lá e vi na TV aquelas imagens centenas de vezes, numa espécie de miragem tirada da capa de um filme de ficção, com um fundo de céu azul e um avião, como se fosse um modelo de brincar a embater nas torres gémeas. 
Para mim aquelas imagens representaram a queda do império americano; do mesmo modo que Salazar saiu do governo; o 25 de Abril e o 27 de Julho de 74, quando o Spínola oficializou o fim do Império Português.
Em relação aos americanos, a sua máquina de guerra não estava preparada para ser uma força de ocupação e polícia.
Sadam Hussein pareceu-me um homem tranquilo que não esperava pela guerra pois comungava daquela crença básica de que os interesses dos Estados Unidos, que o tinham ajudado como defensor anti-fundamentalista, o iam manter no poder e que não o relacionavam com a Al-Qaeda, nem com armas de destruição maciça. Ele pensava que os americanos sabiam e que só por estupidez o atacariam.
Passados estes anos muito mudou na teoria, mas na prática quase nada está diferente. Continua o terrorismo, e os Americanos com a mania que são os donos da verdade e do Mundo. 


2 comentários:

Anónimo disse...

Resumo fraquinho desta crónica do falecido Jaime Nogueira Pinto(homem de direita que agrada a alguns de esquerda pelos vistos):http://novadireita.blogspot.com/search?q=ainda+o+11+setembro

Jorge Neves disse...

Está na hora de mudar o contador da água!
Uns são de esquerda trabalhadora outra da caviar ou como se diz agora da esquerda da burguesia.