quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UM CHEQUE POLÉMICO...

(IMAGEM DE LEONARDO BRAGA PINHEIRO)


"A Ordem dos Médicos vai assumir o pagamento de 10 prémios de mérito a alunos do ensino secundário, depois da decisão "polémica e incompreensível" do Ministério da Educação de suspender esta forma de estimular a dedicação ao estudo". Leia aqui.


 Tenho para mim que é um contra-senso premiar pecuniariamente os melhores alunos de uma qualquer escola secundária ou superior -a serem distinguidos, deverá ser com simples menção honrosa. Porém, qualquer instituição -e mais se governamental- está obrigada ao cumprimento de uma promessa. Bem sei que, pelo incumprimento sucessivo dos anteriores e deste executivo, até já estamos habituados, mas não deixa de ser incompreensível. Queriam acabar com esta medida, que como disse não concordo, mas primeiro pagavam e depois revogavam.
É mais grave do que parece. É mais uma lesão profunda no princípio da confiança, que deve estar subjacente a todas as nossas acções diárias. Com que impressão ficarão estes alunos -certamente amanhã professores, juízes, políticos- acerca do cumprimento da palavra dada?


Sem comentários: