quarta-feira, 24 de agosto de 2011

QUEM ESCREVEU ISTO? QUEM FOI?

(Imagem da Web)



 “Existe uma regra de ouro com a qual deve estar munido sempre que ouve falar um economista ou, sobretudo, um político. Se esse economista ou político lhe prometer uma receita mágica, se lhe disserem que existem uns pozinhos milagrosos para os problemas da economia portuguesa, a primeira coisa que deve fazer é desconfiar. A seguir, a segunda coisa é lembrar-se da regra de ouro da boa educação económica: não existem receitas mágicas.
(…) Recentemente, os curandeiros apareceram-nos com os projectos milagrosos da Ota e do TGV, os quais iriam gerar um investimento público de tal monta que nos iria resgatar da estagnação económica. Nesta lógica, a Ota iria rivalizar com o aeroporto de Madrid como um dos pólos centrais da Península Ibérica, e o TGV iria ligar-nos definitivamente com a Europa, acelerando o nosso processo de convergência com os países mais ricos.
(…) De facto, se forem sérios e honestos, economistas que se prezem nunca poderão prometer aquilo que não pode ser prometido. Não há receitas mágicas nem para o crescimento nem para o desenvolvimento económico. Com efeito, uma lição que deve sempre reter é que os economistas sabem perfeitamente como destruir uma economia, mas não como a construir.”

SABE QUEM ESCREVEU ISTO? SE NÃO SABE TENTE DESCOBRIR. POSSO ADIANTAR-LHE QUE É UM MINISTRO DO ACTUAL GOVERNO. AMANHÃ DIR-LHE-EI QUEM É...

Sem comentários: