sábado, 20 de agosto de 2011

CMC: QUANDO IMPERA O BOM SENSO NAS DECISÕES





 Segundo o Diário as Beiras de hoje, “O município de Coimbra decidiu este ano que não irá cortar ao trânsito a zona central da cidade, no âmbito da iniciativa “Dia Europeu sem Carros”. Na proposta, aprovada na última reunião do executivo, foi decidido que a circulação automóvel estará cortada entre as 10h00 e as 18h00 de 22 de Setembro na Avenida Calouste Gulbenkian (em Celas) e nas artérias envolventes do Estádio Cidade de Coimbra (na Solum). A decisão, segundo a proposta aprovada por unanimidade, prende-se com o facto de “não afectar sempre a área central da cidade, causando protestos apenas parcialmente justificados dos comerciantes da Baixa.”
No ano passado escrevi aqui sobre o que pensavam alguns comerciantes sobre este assunto. Já em 2009 também fiz um trabalho sobre as consequências deste dia simbólico incidir sempre sobre esta parte histórica.
Não irei dissecar se os “protestos apenas parcialmente justificados” de quem labora e aqui ganha a vida são ou não plenos de razão. Prefiro salientar o bom senso do executivo –aprovado por unanimidade. E aqui, a meu ver, ressalta a diferença desta administração camarária actual para as anteriores, que eram cegas, surdas e mudas.
Por outro lado, também não posso deixar de realçar o bom trabalho nesta matéria da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). Levando até à edilidade os protestos dos seus associados conseguiu ser ouvida.
Ora, perante este resultado, quando ganham todos, está de ver que, paulatinamente, estaremos no bom caminho.

Sem comentários: