quarta-feira, 29 de junho de 2011

UMA RESPOSTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA



 Ontem escrevi aqui um texto sobre um queixume que me chegou e remeti-o à Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Quase de certeza que a anomalia estava a ocorrer por falta de atenção. Acontece com qualquer um de nós. Quantas vezes laboramos no erro continuado e não damos conta?
Hoje já tenho uma comunicação do serviço correspondente da autarquia.
Relevo que o que pretendo salientar é a resposta pronta do serviço da edilidade. Dá para entender que poderemos estar em face de duas pequenas revoluções. Uma por parte da CMC, que numa postura nunca até agora igual, responde com eficácia... e responde. Procedimento que, no meu entender, não acontecia até há uns tempos atrás.
Outra pequena revolução é a forma de comunicação e o sentir que quem está do outro lado do serviço público -tantas vezes odiado, com e sem razão- passou a olhar para este blogue e para outros como um aliado, um meio, alguém que, estando de boa fé, pode ajudar a comunidade. Ao mesmo tempo, servindo de modelo na cidadania, pode auxiliar como vaso comunicante, como ponte, entre o cidadão descrente  e o serviço público. Sem se gastar dinheiro em publicidade a mensagem chega directa ao destinatário com a nota implícita de que os serviços, tendo conhecimento dos factos, podem agir bem, indo ao encontro das reais necessidades individuais e colectivas. 
Naturalmente que se a entidade pública desconhece os factos anómalos como pode actuar? O ideal, e penso que com tempo lá chegaremos, é que, cada um, com um simples telefonema, dê a informação. Só assim, com este esforço conjunto, serviços e cidadãos, todos fazendo parte da solução, poderemos aspirar a um amanhã melhor.


"Ex.mo Senhor:

A missiva que V.Ex.ª nos dirigiu, mencionada em epígrafe, mereceu a nossa melhor atenção.

Nestes termos, cumpre-nos informar que, durante a noite passada, o Serviço Urbano de Higiene do Município de Coimbra realizou uma lavagem aprofundada da zona mencionada por V.Ex.ª.

Futuramente, serão tomadas as medidas necessárias para tentar reduzir e/ou eliminar a ocorrência de escorrências de lixiviados no local de transferência dos resíduos.

Com os melhores cumprimentos,

O Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida.
(CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA)"

Sem comentários: