segunda-feira, 27 de junho de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)



Rui Saraiva deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 
  
 Leio curioso a crónica e comentários sobre o Miguel (espanhol), que conheci desde criança. Infelizmente, também leio muitas incorrecções sobre ele. Os mitos que se criam sobre as pessoas são engraçados... fica a nota: o Miguel era um rapaz normal ate há uns 6 ou 7 anos atrás, quando um acidente de automóvel lhe provocou um traumatismo craniano e o tornou no "aspirante". Não me lembro de o Miguel ter ido à tropa, mas lembro de ser um jogador de futebol fantástico e de jogarmos juntos na arregaça...
Rui Saraiva (Ruca)
Ruisaraivax@gmail.com 

*******************************************************

Marco Pinto deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 


 Ainda ontem à noite estive a reler vários textos seus publicados aqui no blogue. Textos com 1 e 2 anos. Isto a propósito do Anildo e do senhor Álvaro, que morreu na sua própria casa no meio da lixeira em que esta se transformou, em consequência do seu estado e forma de vida, além claro da passividade de alguns em relação a estas situações.
A morte do “Aspirante” só vem reforçar tudo aquilo que o Luís já escreveu aqui no Questões. Até parece que estava a adivinhar que outra tragédia estava para acontecer. Tantas têm sido as menções a estes casos. Parece-me premente a alteração de algumas leis, por exemplo, como o internamento compulsivo de gente com estes problemas, e de modo a evitar casos como o do “Aspirante” e do Álvaro.
Marco. 



***********************************************

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 


 Realmente quem lhe vendia álcool, fosse no pingo doce ou em tabernas, era um crime. Ele ficava completamente descontrolado. Os desacatos que ele provocava, desde partir vidros ou insultar pessoas. Muitos cigarros e moedas que ele dizia que era para o café (e ia gastar no álcool de certeza) eu lhe dei. Mas acho que quem morreu há uns meses atrás foi uma tia dele e não a mãe, mas não tenho a certeza. 

Que o Miguel descanse em paz!! 


**************************************************



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 


 Ainda na terça à noite, ao pé do psicológico, lhe dei um cigarro e paguei lhe um café...ele estava lá há horas a implorar apenas por isto e ninguém foi capaz de lhe dar, que quase nada custa. Estou em choque. Descansa em paz! 


************************************************



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 


 Presenciei algumas cenas desse senhor, e por muitos distúrbios que tenha causado não merecia a morte, obviamente.
Aproveito para sugerir ao bloguer que leia, mais do que uma vez, os posts que escreve para evitar dizer coisas como: "De tempos a tempos vagueava quase diariamente..." ou "...mentalmente, gravei-a na memória.".
Cumprimentos. 

P. S. DO EDITOR:
Pleonasmos, pleonasmos, leitor. Obrigado pela rectificação.


********************************************


Helena deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA"
 Também conheci o Luis Miguel. Várias foram as vezes que entrou na papelaria Marthas, na Praça do Comércio, a pedir 0,20 euro, "tu me dás já" era a sua expressão quando aparecia com a cerveja na mão e a cair de bêbado. Outras vezes aparecia com o ar triste, chorava memórias vagas da sua história de militar. Nenhum ser humano merece uma vida assim.Talvez o Luís tenha a oportunidade de ressuscitar no "grande dia" e possa finalmente ser feliz.... 


***********************************************************


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 

 O Espanhol andou a estudar na Secundária D. Dinis nos primeiros anos a seguir à sua inauguração. Era um fantástico jogador de futebol. A seguir a essa época em que eu também lá estudei, pelos vistos foi para a tropa, depois disso não soube mais nada dele até há poucos anos me deparar com ele no estado em que estava. Na altura, ele era um rapaz cheio de força de viver e em algumas ocasiões cometeu excessos, próprios da idade. Paz à sua alma. 


**************************************************************


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 

 Tenho muita pena da falta de protecção destas pessoas. Sempre que ele me entrava loja adentro a única coisa que ele me pedia era que lhe colasse com fita-cola um laço verde das prendas à camisa, um laço do sporting, como ele dizia...enfim! Beijinho para o "cinquenta". 


**********************************************************


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 


 A ultima vez que o vi foi junto ao Estádio Universitário....junto da roulote do Psicológico, onde já o tinha avistado por várias vezes e que pelo certo era o seu poiso. As pessoas que lá trabalham, sempre o trataram bem...pelo que me era dado a ver. E nunca lhe davam bebidas alcoólicas. 
Dava-me pena vê-lo. Não tenho razão de queixa dele. Nunca me tratou mal, nem se quer se dirigiu a mim fosse de que forma fosse. Nessa última noite que o vi, houve um cliente que lhe pagou uma cerveja: "Ó Luís....Queres uma cervejinha, pá? Mas é sem álcool, ok Luís?" Ele acenou com a cabeça, todo satisfeito, dirigiu-se ao novo amigo e bebeu a cervejinha com todo o gosto...
Paz à Sua Alma!! 



****************************************************


Papy deixou um novo comentário na sua mensagem "O "ASPIRANTE" NUNCA MAIS GRITARÁ NA BAIXA": 


 É verdade!! Ele era aspirante! Ele chegou a mostrar-me a célula militar...


*****************************************

NOTA DO EDITOR:


 Obrigados, Rui Saraiva, Marco Pinto, Helena, e restantes anónimos, pelos comentários. Aproveito para deixar aqui a nota de conhecimento da Câmara Municipal de Coimbra sobre o caso do Anildo Monteiro:



"Sr. Luís Fernandes:
Agradecemos desde já o seu contacto.

Relativamente ao seu pedido informamos que o seu comentário foi enviado à Divisão de Família e Acção Social numa tentativa de resolução do problema exposto. Da mesma forma, informamos que vamos dar conhecimento à Divisão de Informática do problema existente no sistema “e-municipe”.  


Com os melhores cumprimentos
Liliana Azevedo"
(Câmara Municipal de Coimbra)






Sem comentários: