quinta-feira, 21 de abril de 2011

UM COMENTÁRIO RECEBIDO (SOBRE...)



Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "UMA IMAGEM...POR ACASO...": 



Por onde andam os funcionários de limpeza da C.M.C.?
Por onde passam os responsáveis?
Tenham vergonha e dignifiquem a Baixa de Coimbra.
Uma das medidas urgentes passa pela limpeza. É uma tristeza. Os serviços da C.M.C. são chamados atenção e o resultado está visivel nesta foto. 



******************************************


NOTA DO EDITOR:




 Começo por lhe agradecer o comentário, meu caro anónimo. A seguir divirjo completamente da sua imputação de responsabilidades. A meu ver, quando se está perante a irresponsabilidade colectiva nem todo o exército da arma de cavalaria chegará para limpar toda a Baixa. Então o que é preciso fazer para além de apostar na educação cívica?
Vamos por partes. Começo por lhe dizer que esta situação de despejar entulho fora de horas já se passa assim há mais de um ano. O Francisco Veiga, pela prática continuada de recolher o lixo, estou em crer, já pode dar formação aos funcionários da ERSUC. E a autarquia não pode dizer que não sabe porque, para além de aqui já ter sido amplamente noticiado, o meu amigo Francisco já foi várias vezes à edilidade queixar-se deste facto anómalo. Nos paços do Concelho responderam: “traga-nos a identidade do infractor que nós actuaremos. O Veiga não respondeu, mas até se compreende porquê. Ele, para além de ser um reputado comerciante da Baixa, como disse em cima, e nas horas vagas pela prática adquirida, já é também especialista em recolher dejectos particulares, mas em investigação criminal ainda não é. Mas, atenção, é só uma questão de tempo, que o Veiga aprende depressa e até tem jeito para tudo. Logo, entende-se, pelo menos por enquanto, não poderia estar à altura da solicitação.
Agora, seguindo o raciocínio de Kenendy –desculpe lá estar sempre a chamar cá o pensamento do homem-, de que “perguntemos a nós mesmos o que poderemos fazer pela cidade e não o que esta pode fazer por todos”, se eu ocupasse um lugar de relevo na administração, como, por exemplo, vereador do pelouro da Higiene, sabe o que é que eu fazia? Encarregava um agente da Polícia Municipal (PM) para bater a todas as porta desta zona com um recado simples: “agora é só para avisar de que não podem continuar a colocar lixo fora de horas, a seguir é a doer!”.
Tenho a certeza que se finalizava este desrespeito –quer dizer, já nem sei se para o Veiga será… ele acabou por lhe ganhar gosto e até já nem passa sem usar diariamente a vassourinha e a pá. É claro que esta visita da PM deveria ser acompanhada do horário de recolha, porque estou convencido que ninguém conhece com exactidão a hora, e, obviamente, este dado tem de ser bem sabido.

2 comentários:

Jorge Neves disse...

Porque não umas comissões de moradores para fiscalizar, limpar e fazer a conservação das ruas?
Porque não um gabinete cívico nas sedes das freguesias, composto por voluntários e reformados?
Porque não se começar a aplicar as respectivas coimas por colocarem o lixo fora de horas?
Jorge Neves
Vogal Independente na Freguesia São Bartolomeu

Anónimo disse...

Anda uma meia duzia de comerciantes a empurrar para a frente e outras pessoas a destruir,
Não dignificam o espaço onde vivem
nada tem valor só o que lhes interessa.
Na segunda feira a rua do almocharife estava uma vergonha com
sacos cheios de lixo,ainda por cima com cães a rasgarem os sacos para comerem (os supostos donos andavam por perto)horas 17h30m.
Se cada saco tivesse de pagar na hora não iria faltar o policiamento era uma maravilha!... assim é o que temos.
Já não é a primeira vez que o Jacinto o da Mariazinha conhecem ?
de manhã carrega a carrinha com o lixo dos outros.